ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Fechamento de empresas quase dobra em abril com legislação simplificada

Mariana Castelar | 18/05/2016 11:39
Número de empresas fechadas em abril é quase o dobro se comparado ao mesmo período de 2015 (Foto: Alan Nantes)
Número de empresas fechadas em abril é quase o dobro se comparado ao mesmo período de 2015 (Foto: Alan Nantes)

Abril registrou o fechamento de 206 empresas em Mato Grosso do Sul. O número é praticamente o dobro do mesmo mês de 2015, que ficou em 113, conforme informações da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul).

O presidente do órgão, Augusto César Ferreira, explica o aumento é reflexo de uma mudança no fechamento das empresas, que passou a valer em fevereiro, ficando mais fácil para a pessoa jurídica extinguir seu empreendimento.

“Antes, para a pessoa fechar sua empresa precisava quitar todas as guias e certidões e ir até a Jucems informar o fechamento. De fevereiro pra cá, houve a desburocratização do serviço e a pessoa pode fechar a empresa sem quitar as pendências, porém a responsável pela empresa, no caso a pessoa física, assume todos os débitos”.

E os números cresceram. Em março, um mês após a mudança, houve o fechamento de 190 empresas. Julho e dezembro foram os meses que mais tiveram empresas extintas em Mato Grosso do Sul, com 226 e 239, respectivamente.

Ferreira explica que desta forma houve a diminuição de empresas que só estavam abertas no papel. “Tínhamos muitos casos de empresas que estavam aberta na Jucems, mas com as portas fechadas há tempos, com este procedimento os números devem ficar mais equilibrados.

Nos siga no Google Notícias