ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Fiems entrega centro de pesquisa de cerâmica

Redação | 30/01/2009 18:22

Na tarde de hoje a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) inaugurou o Centro de Apoio Técnico e Tecnológico para a Atividade Artesanal e Design em Cerâmica em Rio Verde. "O centro é a base da indústria. Temos trabalhado desde o primeiro dia de nossa administração neste sentido, formar cada vez mais os trabalhadores para compor as indústrias de Mato Grosso do Sul", sintetizou o presidente da Fiems Sérgio Marcolino Longen.

No Centro há três laboratórios um de pesquisa, um de certificação e outro de ensaios químicos.

Na ocasião o Cento também recebeu a certificação do Inmetro para analise de bloco cerâmico, único no Centro Oeste.

O coordenador do Centro, Vagner Pereira de Oliveira, disse que a partir de agora, as indústrias ceramistas do Estado têm um laboratório para realizarem experimentos e desenvolver novas tecnologias e técnicas no ramo.

"Antes, o empresário para fazer um teste de uma nova composição de argilas tinha de parar toda a linha de produção. Agora, se ele tem um experimento para fazer, ele pode vir aqui e realizá-lo em uma escala piloto e, caso haja sucesso, ai sim levar a nova proposta para a indústria", explica.

Além de atender os pedidos da indústria o centro também vai realizar seus próprios ensaios científicos visando o aprimoramento das técnicas e a descoberta de novas composições da cerâmica.

Segundo Oliveira, além de atender as grandes fábricas de cerâmica do Estado o Centro vai ajudar os artesões da região de Rio Verde.

Também foi inaugurada uma biblioteca do Sesi com mais de 2000 títulos e dez computadores com internet que ficarão a disposição da comunidade.

O Campo Grande News viajou a Rio Verde com estrutura disponibilizada pela Fiems.

Nos siga no Google Notícias