Final da Copa deve lotar bares e elevar faturamento em até 45% na Capital
Estabelecimentos afirmam que o público superou as projeções, principalmente nos jogos do Brasil

A final da Copa do Mundo de 2026, entre Espanha e Argentina às 15h (horário de Mato Grosso do Sul), deve manter os bares de Campo Grande cheios neste domingo (19). A projeção da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) é de aumento de até 45% no faturamento em relação a um domingo comum, com lotação máxima nos estabelecimentos que vão transmitir a decisão. A organização avalia que o interesse do público permaneceu mesmo após a eliminação da Seleção Brasileira.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Na Capital, donos e gerentes de bares relatam que a movimentação durante o torneio superou as expectativas. No Tatu Bola, a preparação para receber os torcedores começou meses antes, com reforço na estrutura, instalação de telas e ampliação do estoque. Para a final, a casa estava praticamente com todas as reservas preenchidas antecipadamente.
- Leia Também
- Em clima de fim da Copa, colecionadores seguem saga para completar o álbum
- Time italiano anuncia renovação com campo-grandense Éderson
Segundo o gestor Wanderson Melo, o público da Capital aderiu à proposta de acompanhar os jogos fora de casa desde o início da competição. "A recepção foi excelente em todos os jogos, superando o que a gente esperava. Para amanhã, a casa já está praticamente lotada de reservas."
A estimativa da Abrasel acompanha o cenário observado pelos empresários. De acordo com a entidade, a final deve confirmar o saldo positivo da Copa para bares e restaurantes, mesmo sem o Brasil na disputa pelo título. Levantamento realizado no mês passado mostrou que 59% dos estabelecimentos pretendiam continuar transmitindo partidas de outras seleções após a eliminação brasileira.
No Mercearia Bar, a expectativa também é de casa cheia. Gerente do estabelecimento há 12 anos, Jorge Vieira Leite conta que o movimento surpreendeu a equipe desde os primeiros jogos. Nem mesmo os dias de chuva afastaram os clientes durante as partidas da Seleção Brasileira.
Com a eliminação para a Noruega nas oitavas de final, havia a expectativa de queda no público, mas isso não aconteceu. Segundo Jorge, os clientes continuaram frequentando o bar para assistir aos confrontos envolvendo seleções como Espanha e Argentina, mantendo o bom movimento ao longo da competição.
Para a decisão deste domingo, a aposta é de repetir o cenário dos principais jogos do Mundial. A equipe chega ao estabelecimento às 10h para organizar mesas, equipamentos e estoque antes da abertura da casa, ao meio-dia.
"Acredito que esse aumento de 45% seja bem próximo da realidade. Gostaríamos que fosse o Brasil na final, mas a expectativa continua sendo de casa cheia", afirma.

União - Entre os clientes que aproveitaram o clima da Copa neste sábado (18) estavam o estudante Guilherme Nogueira, de 21 anos, e o pai, o engenheiro agrônomo Osmair Nogueira, de 59. Os dois acompanharam a disputa pelo terceiro lugar entre Inglaterra e França no Mercearia.
Torcedor do Corinthians e admirador do futebol inglês, Guilherme passou a acompanhar a campanha da Inglaterra após a eliminação do Brasil. Ele lamentou a derrota da equipe para a Argentina na semifinal e acredita que o excesso de cautela custou a vaga na decisão.
Apaixonado pela Premier League, considera o campeonato inglês o melhor do mundo pela intensidade das partidas e pela qualidade técnica dos jogadores. Apesar da eliminação da seleção que adotou durante o torneio, afirma que, "como bom brasileiro", vai torcer pela Espanha na final.
Ao lado do filho, Osmair diz que hoje em dia acompanha mais o futebol por causa de Guilherme do que pelo interesse no esporte. "É bom ter esse momento de pai e filho, principalmente num ambiente de futebol como esse", destaca.

Normalidade - No entanto, nem todos os estabelecimentos mantiveram o mesmo ritmo após a saída da Seleção Brasileira. No Maracutaia, a gerente Jennifer Tabosa afirma que os jogos do Brasil registraram lotação acima da capacidade esperada, com clientes ocupando até áreas de circulação e a parte externa do bar.
Depois da eliminação, o movimento voltou ao patamar habitual, embora alguns torcedores continuassem frequentando a casa para acompanhar as partidas da Argentina e, segundo ela, muitos deles estivessem na torcida contra os sul-americanos.
Para a final, a expectativa é de um bom público, mas sem repetir o aumento de procura registrado durante os jogos da Seleção.
Mesmo com realidades diferentes entre os estabelecimentos, a Abrasel avalia que a decisão entre Espanha e Argentina deve encerrar a Copa do Mundo com resultado positivo para o setor, impulsionado pelo hábito de reunir amigos e familiares para acompanhar os jogos em bares e restaurantes.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.





