ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Governo lança vacinação contra aftosa com foco na região de fronteira

Priscilla Peres e Leonardo Rocha | 02/05/2017 10:22
Vacinação foi lançada pela equipe estadual hoje.
(Foto: Marcos Ermínio)
Vacinação foi lançada pela equipe estadual hoje. (Foto: Marcos Ermínio)
Pecuarista, governador vacinou algumas cabeças no lançamento oficial. (Foto: Marcos Ermínio)
Pecuarista, governador vacinou algumas cabeças no lançamento oficial. (Foto: Marcos Ermínio)

Mato Grosso do Sul iniciou oficialmente o período de imunização do rebanho contra a febre aftosa, com estimativa de vacinar 21 mil cabeças. As equipes de técnicos do governo do Estado vão fiscalizar o período, com maior incidência na região de fronteira.

O diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) Luciano Chiochetta, explica que o trabalho mais intenso precisa ser na região de fronteira e principalmente em assentamentos, aldeias e pequenas propriedades.

O Estado é livre da aftosa desde 2006, mas sob o status de manter a vacinação. O último foco foi em abril de 2006 e a imunização garante as vendas ao mercado externo. "Precisa ter uma vacinação efetiva e bem feita para que as portas da nossa carne fiquem abertas em todo o mundo".

Para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o o foco é manter o status de livre com vacinação que possibilita o aumento dos mercados internacionais. "É preciso ter consciência e segurança em relação ao rebanho, nossa carne é de excelência e temos que manter a vigilância para confirmar a qualidade principalmente depois da operação Carne Fraca".

A região de fronteira é mais delicada devido a proximidade com outros países, como Paraguai e Bolívia. "No momento ainda não se deve retirar a vacinação porque precisamos de um tempo maior principalmente por causa dos vizinhos", disse hoje.

Sem vacinação - As autoridades também discutiram sobre a hipótese de o Estado deixar de imunizar o gado contra a aftosa. O diretor da Iagro explica que o Ministério da Pecuária tem um plano com 16 metas para que retire as vacinas do país até 2021, mas isso não é um prazo, que pode ser adiado por mais 10 anos.

Para o secretário estadual Jaime Verruck, a a vacinação tem que atingir 100% do Estado e é preciso conscientizar os produtores para evitar os prejuizos do passado. "Temos a expectativa de que em três ou quatro anos o Estado não precise mais vacinar".

Nos siga no Google Notícias