A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

15/10/2012 14:13

Horário de Verão começa à meia-noite de sábado com previsão de 5% de economia

Por Mariana Branco, da Agência Brasil

A partir do próximo domingo (21), brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que adiantar seus relógios em uma hora. A data está marcada para o início do horário de verão, que vai até 17 de fevereiro de 2013. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário diferenciado está prevista uma redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h.

A Bahia chegou a estudar a possibilidade de aderir ao horário de verão, mas, devido ao alto grau de rejeição da população à medida, o governador Jaques Wagner (PT) decidiu que a Bahia seguirá o horário convencional adotado em toda a Região Nordeste. Uma pesquisa do governo mostrou que 75% da população baiana são contrários ao horário diferenciado.

O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação.

Além da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.

A vigência do horário de verão começa à meia-noite de sábado (20). Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o encerramento é transferido para o domingo seguinte.

Edição: Talita Cavalcante//Matéria alterada às 12h46 para corrigir informação passada pela assessoria do govenador da Bahia, Jaques Wagner. O estado não vai aderir ao horário de verão

Procon da Capital abre campanha para orientar comércio e consumidor no Natal
O Procon (Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor) de Campo Grande dá início nesta segunda-feira (18) a uma semana de orientação e atendimen...
Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...
Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...


O horário de verão visa equalizar o consumo de energia nas horas de pico evitando com isto uma possível queda no sistema e não simplesmente economizar. Muitos ainda acham que o horário de Brasília é melhor para o MS, mas esquecem que quando os dias começam a ficar mais curtos com a aproximação do solstício de inverno, às 7 horas da manhã ainda vai ser noite, e aí só como um exemplo, imaginem os estudantes do ensino fundamental indo para a escola em plena escuridão.
 
João Crisóstomo de Campo Grande - MS em 15/10/2012 15:17:17
Mato-Grosso do Sul com esse calor escaldante vai acordar para a realidade maléfica do horário de verão por eliminatória, ou seja somente COM A ADESÃO de mais Estados ao excluírem o horário de verão do seu calendário. Exemplos:

Amazonas, Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí,
Maranhao, Rio Grande do Norte, Rondonia, Roraima, Tocantins.
Esta economia não pode ser mais importante que a saúde do trabalhador.....
 
Washington Nascimento em 15/10/2012 14:57:49
Muito bom apesar de muita gente reclamar, eu gosto do horário de verão, dá pra aproveitar bem melhor o dia e a luz natural, PARTICULARMENTE eu gosto dessa mudança de horário, acho que o MS deveria seguí-lo em definitivo.
 
André Oliveira em 15/10/2012 14:51:06
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions