ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Indústria busca mercado para quatro setores no Paraguai

Redação | 28/05/2009 13:42

A missão da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) busca identificar mercado para quatro setores no Paraguai: têxtil, cerâmico,alimentação e açúcar e álcool. Na manhã de hoje, em reunião com representantes do Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, o grupo acertou a realização de dois encontros bilaterais para discutir alternativas para ampliar as relações entre os dois países.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o vice-ministro Oscar Rodriguez Campuzano, acertaram a realização de dois encontros, um em Campo Grande (MS) e outro em Assunção, capital do Paraguai. "Nossa intenção é inserir a produção industrial do Estado no novo Paraguai e, por meio dessas audiências que estamos realizando aqui em Assunção, buscamos identificar no país qual o mercado para os produtos sul-mato-grossenses", explicou Longen.

Campuzano disse que a integração com Mato Grosso do Sul vai diversificar o mercado do Paraguai, pois atualmente o país é muito focado comercialmente com o Estado de São Paulo. "Nós temos interesse em comprar matéria-prima de Mato Grosso do Sul e estimular o uso do Rio Paraguai, que é um vetor de crescimento tanto para o Estado, quanto para Assunção. Há um intercâmbio muito grande entre matéria-prima e produto acabado com o Brasil, principalmente nos segmentos da alimentação e do açúcar e álcool", informou.

Sérgio Longen e o diretor de Gestão Estratégica do Sistema Fiems, Rodrigo Benavides, aproveitaram para explicar ao vice-ministro do Ministério das Relações Exteriores do Paraguai que durante o 1° Seminário Empresarial da Zicosul (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul), que será realizado nos dias 2 e 3 de junho deste ano e será paralelo ao Fórum dos Governadores da Zicosul, será criada uma gerência competitiva para as micro e pequenas empresas a partir de um convênio entre a Federação e o Sebrae/MS. "Nós pedimos o apoio do Paraguai para a criação dessa gerência competitiva", disse o presidente da Fiems.

O deputado estadual Paulo Corrêa ressaltou que a cultura une Mato Grosso do Sul e o Paraguai e a administração do governador André Puccinelli procura divulgar essa aproximação. O empresário Fioravante Scalon, vice-presidente do CIESP (Centro das Indústrias de São Paulo) e presidente do Grupo Aurora, ressaltou que o setor sucroalcooleiro tem interesse em ingressar no Paraguai, mas que precisa ser quebrado os antigos modelos comerciais, que estão ultrapassados.

Ainda na reunião, o empresário Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, apresentou o projeto MS Sem Fronteiras, liderado pelo Sebrae/MS em conjunto com o Governo do Estado e outras instituições.

Ele explicou que o projeto tem como foco as empresas de micro e pequeno porte, mas a proposta também envolve o setor industrial e as cadeias produtivas do turismo, mínero-siderúrgico, agroenergia, florestas e alimentos.

Um dos objetivos é capacitar as micro e pequenas empresas dos lados brasileiro, boliviano e paraguaio para que se tornem fornecedores qualificados a atender empresas de grande porte. "Entendemos que um trabalho integrado, de cooperação técnica e financeira, seja uma opção estratégica, capaz de modificar realidades e contribuir para o crescimento da região", completou o diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio George Mendonça.

Nos siga no Google Notícias