ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, TERÇA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Mais um golpe: INSS não faz prova de vida na casa das pessoas

Falsos servidores tem ido até a casa de beneficiários e solicitado informações pessoais

Por Ângela Kempfer | 14/05/2024 15:02
Prova de vida está suspensa, mas só pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou no banco em que recebe os pagamentos, (Foto: divulgação)
Prova de vida está suspensa, mas só pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou no banco em que recebe os pagamentos, (Foto: divulgação)

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) percebeu mais uma investida de golpistas contra aposentados e pensionistas do órgão. O alerta é para falsos servidores que se passam por funcionários do Instituto e vão até os beneficiários fazer a comprovação de vida na residência. Na casa, os golpista solicitam fotos, dados e documentos para cometerem crimes.

Diante de denúncias, o INSS resolveu esclarecer que não está fazendo esse tipo de ação. "Caso receba uma visita desse tipo, não atenda aos falsários, nem forneça quaisquer informações ou documentos. Deve ainda denunciar pelo site https://gov.br/falabr ou pelo telefone 135. A polícia também pode ser acionada", indica o órgão.

Outra informação falsa, segundo o INSS, é a convocação para realizar procedimento de prova de vida ou de recadastramento. "Além disso, os bloqueios de pagamento por falta de prova de vida estão suspensos até o final de 2024", lembra.

O Instituto aproveita para esclarecer que, caso alguém queira por conta própria fazer a prova de vida, mesmo sem a obrigatóriedade, isso só é possível pelo aplicativo Meu INSS ou no banco em que a pessoa recebe os pagamentos.


Nos siga no Google Notícias