ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Mercados ainda analisam decisão, mas cogitam fechar as portas no feriado

Ricardo Campos Jr. | 26/04/2017 15:50
Supermercados podem fechar no feriado (Foto: Gerson Walber / arquivo)
Supermercados podem fechar no feriado (Foto: Gerson Walber / arquivo)

A diretoria do Sindsuper (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Campo Grande) vai se reunir ainda nesta quarta-feira (26) para definir qual medida irá tomar acerca da decisão que proíbe donos de mercados a obrigarem funcionários a trabalharem no Dia do Trabalhador, 1º de maio.

O presidente da entidade, João Luiz Rosa Marques, afirma que existe a possibilidade de acatar a sentença, orientando os estabelecimentos a fecharem as portas na segunda-feira.

“Nós estamos analisando se o recurso será viável ou se as empresas acabarão por fechar na segunda, na contramão da necessidade que a populaçãoo tem de usar serviços de primeira necessidade, que são os supermercados”, disse o sindicalista ao Campo Grande News.

Porém, segundo ele, ainda não há um posicionamento concreto do Sindsuper sobre o assunto. “Até amanhã, no fim da tarde, a decisão tomada hoje será divulgada”, afirma.

Entrave – A ação que culminou na sentença desta quarta foi protocolada pelo sindicato que representa os funcionários dos supermercados.

Normalmente, entre maio e abril são firmados acordos coletivos que estabelecem em quais recessos os empregados podem ser convocados para trabalhar durante o ano e sob quais vantagens, normalmente em troca de folga e vale compra.

O problema é que neste ano as negociações não chegaram ao consenso principalmente em razão do reajuste pleiteado pela categoria, de 5,45%. Os patrões chegaram a oferecer aumento de 0,5% (cerca de R$ 4,75) e depois 2,5%. Atualmente o salário-base da categoria é R$ 990.

Além disso, os supermercados queriam tirar a folga dos funcionários pelo trabalho em feriados.

Na última sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, alguns estabelecimentos abriram as portas mesmo sem decisão que embasasse a medida.

Nos siga no Google Notícias