ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Metalúrgica de Três Lagoas demite 180 em meio a pandemia

Fábrica é a primeira a demitir no setor , mas novos cortes estão previstos também na Capital e em outros polos industriais

Rosana Siqueira | 15/04/2020 14:10
Indústria reduz quadro de pessoal diante da crise nas vendas (Arquivo)
Indústria reduz quadro de pessoal diante da crise nas vendas (Arquivo)

A indústria metalúrgica e metal-mecânica de Mato Grosso do Sul, que tem cerca de 6 mil trabalhadores, começa a sentir os efeitos da pandemia do coronavírus e na paradeira dos negócios e inicia demissões no Estado.

Em Três Lagoas a indústria de refrigeração Metalfrio demitiu 180 trabalhadores esta semana, e foi a primeira a dispensar os colaboradores segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, de Mecânica e Materiais Elétricos de MS. O corte afetaria trabalhadores que ainda estariam em treinamento na empresa

De acordo com informações da entidade, além da Metalfrio outras quatro indústrias devem reduzir o quadro de pessoal além de diminuir salários e restringir a jornada de trabalho. Em Campo Grande a Soprano também deverá cortar pelo menos 30% do quadro de mais de 400 trabalhadores.

De acordo com o secretário do Sindicato, Beto, amanhã a direção deve ir a Três Lagoas pra verificar in loco o cenário. Os cortes estão relacionados a menor produção diante da queda nas vendas para mercado interno e exportações desses produtos. "Com a paralisação de algumas atividades como de bares e restaurantes, por exemplo o setor de refrigeração é afetado também, Uma coisa leva a outra", salientou o sindicalista.

Muitas indústrias, por sua vez, estão preferindo reduzir a jornada de trabalho e os salários. A Kepler, por exemplo, que tem 110 funcionários na Capital deu férias coletivas e agora deve reduzir salários em alguns setores, por meio de acordos trabalhistas.


Nos siga no Google Notícias