A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

18/06/2009 18:43

MS e dois países disputam duas mega fábricas da Portucel

Redação

Mato Grosso do Sul disputa com mais dois países, o Uruguai e Moçambique, duas mega fábricas de papel da Portucel (Portugal Celulose). No Estado, quatro municípios estão na disputa do empreendimento, que deverá contar com investimento de US$ 3 bilhões, com previsão de gerar 2 mil empregos diretos e 15 mil indiretos.

O governador André Puccinelli, ao desembarcar há pouco de uma viagem de quatro dias à Portugal, afirmou estar otimista com a vinda da indústria de papel. No entanto, destacou que o anúncio deve demorar e não vai ocorrer nos próximos três meses.

Para convencer os portugueses, ele levou mais de 400 análises de solos realizadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e levantamento da situação logística de Mato Grosso do Sul, como acessos rodoviários, ferroviários e hidroviários. Também levou contratos de prestação de serviços na área de transporte.

Além disto, segundo o governador, a Portucel já realizou quatro visitas ao Estado, incluindo-se a última feita pelo presidente do conselho administrativa do grupo português.

Para o governador, a chance de Mato Grosso do Sul aumenta porque são três países (Brasil, Uruguai e Moçambique) disputando dois empreendimentos. Ele comparou que o investimento será do porte da Votorantin Celulose em Três Lagoas, que criou 2,2 mil empregos diretos e outros 15 mil indiretos.

Além da empresa de papel, ele apresentou o potencial do Estado nas áreas de grãos, bovinocultura, suinocultura, avicultura, biodiesel e agroenergia. A Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e o Sebrae prometeram qualificar mão-de-obra para atender os novos empreendimentos.

Além disto, quatro municípios encaminharam cartas se prontificando a oferecer isenções de ISS (Imposto sobre Serviço), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), terreno, entre outros incentivos, para atrair o empreendimento da Portucel.

Empresas têm até 20 de dezembro para optar pela antecipação do eSocial
Empresas podem optar pela antecipação da implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSoci...
Prazo para regularizar débitos com fisco estadual vence na sexta-feira
Contribuintes que possuem débitos com o fisco estadual têm até sexta-feira (15) para aderirem ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal) de Mato Gross...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions