ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

MS puxa crescimento da safra de milho, analisa o IBGE

Bruno Chaves | 08/05/2014 10:53
O Estado teve acréscimo de 952,5 mil toneladas na produção do grão (Foto: João Garrigó/Arquivo Campo Grande News)
O Estado teve acréscimo de 952,5 mil toneladas na produção do grão (Foto: João Garrigó/Arquivo Campo Grande News)

Mato Grosso do Sul lidera a lista dos estados que mais influenciaram o aumento da estimativa de produção de milho 2ª safra no País em abril. O Estado teve acréscimo de 952,5 mil toneladas na produção, conforme identificou a “Estatística da Produção Agrícola” do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta quinta-feira (8).

Conforme o instituto, o milho 2ª safra, plantada entre o o Outono e o Inverno, vem a cada ano ganhando mais espaço no País por causa da tendência dos produtores priorizarem o plantio da soja, no verão, nas áreas agrícolas disponíveis.

No Brasil, a estimativa da produção do milho 2ª safra para este mês ficou em 43,5 milhões de toneladas. A quantidade é 3,2% maior do que a do mês anterior. O reflexo de reavaliações no rendimento médio teve um ganho de 3,1%, passando de 4.884 kg/ha para 5.033 kg/ha.

Estimulados pelas recentes altas no preço do milho, os produtores vem intensificando os tratos culturais que influenciam no rendimento das lavouras. O retorno das chuvas, ainda que timidamente, também renovam as expectativas de uma safra maior.

Além de Mato Grosso do Sul, o estado de Minas Gerais (+158.834 t) e o Distrito Federal (+180.000 t) também figuram na lista das unidades da federação que contribuem para o aumento da produção. Por aqui, de acordo com a Supervisão de Agropecuária do IBGE, o clima favorável na maioria dos municípios produtores aliado ao emprego de tecnologia nas lavouras motivou as reavaliações de rendimento.

Apesar de o Estado ter registrado um pequeno atraso no plantio do milho 2ª safra em relação à safra passada, as estimativas são positivas. Dourados figura como a principal cidade produtora de milho safrinha com uma área estimada em 886.700 hectares.

A produção estimada em abril no Estado é de 7,2 milhões de toneladas do produto colhido em 1.470.000 hectares. A quantidade é 15,1% maior do que a produzida no mês passado, 6,2 milhões de toneladas, ou seja, 952,5 mil toneladas a mais.

Outra estimativa - Conforme a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que também mediu e divulgou a produção de grãos no Brasil, o milho total, 1ª e 2ª safras, sofreu redução de 7,7%, o que representa 6,3 milhões de toneladas, devendo ser colhidas 75,2 milhões de toneladas.

No ano passado, a produção foi de 81,5 milhões de toneladas. A primeira safra reduziu 9%, totalizando 31,5 milhões de toneladas, e a segunda, 6,8%, alcançando 43,8 milhões de toneladas.

Produção em MS vai a 13,9 milhões de toneladas – A Estatística da Produção Agrícola do IBGE ainda aponta que produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas em Mato Grosso do Sul totalizou 13,9 milhões de toneladas em abril deste ano.

A quantidade é 9% maior do que a produzida em março, 12,8 milhões. Se comparada a abril do ano passado, a produção no Estado cresceu 2,6%.

Conforme o instituto, a quarta estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas totalizou 191,0 milhões de toneladas em todo o País, quantidade 1,5% maior do que a obtida em 2013, que foi de 188,2 milhões de toneladas.

Das grandes regiões, o Centro-Oeste é o responsável pelo maior volume de produção, com 78,8 milhões de toneladas. Com uma participação de 23,7%, Mato Grosso lidera como maior produtor da região. Goiás aparece em segundo lugar com 9,6% da produção do Centro-Oeste e Mato Grosso do Sul figura em terceiro, com apenas 7,3%.

Ainda entre as regiões, a Sul, com 72,1 milhões de toneladas, se torna a segunda maior produtora do Brasil; a Sudeste terceira, com 17,1 milhões de toneladas; Nordeste, 18,1 milhões de toneladas; e Norte, 5,0 milhões de toneladas.

Nos siga no Google Notícias