ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, DOMINGO  25    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Na Capital, 1,9 mil entraram na fila por seguro-desemprego em duas semanas

Dourados e Três Lagaos puxam ranking de pedidos pelo benefício no interior do Estado

Jones Mário | 23/04/2020 13:08
Na Capital, 1,9 mil entraram na fila por seguro-desemprego em duas semanas
Desde retomada dos atendimentos, Funsat distribui 200 senhas todos os dias (Foto: Paulo Francis)

Desde a retomada dos atendimentos presenciais, há pouco mais de duas semanas, a Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande) já atendeu 1,9 mil trabalhadores em busca de acesso ao seguro-desemprego. Em média, 111 pedidos dão entrada na agência diariamente desde a deflagração da desaceleração econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Os números são do diretor-presidente da Funsat, Luciano Silva Martins, no posto há cerca de uma semana. “De manhã, quem passa em frente à agência fica impactado pelo tamanho da fila”, comenta.

Desde que voltou a atender no prédio da Rua 14 de Julho, no último dia 7, 200 senhas são distribuídas todos os dias. As entradas nos pedidos por seguro-desemprego concentram a maior parte dos serviços prestados, seguidas por orientações para obter o auxílio emergencial do governo federal e, claro, gente à procura de trabalho.

Interior - Dados da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) também indicam alta busca pelo seguro-desemprego em todo o Estado. Entre os dias 4 e 17 de abril, 2.051 solicitações foram registradas em 30 municípios.

Dourados, com população quatro vezes inferior, supera até mesmo Campo Grande no número, com 447 pedidos. A Capital tem a segunda maior procura pelo benefício detectada pela Funtrab, com 408.

Na Capital, 1,9 mil entraram na fila por seguro-desemprego em duas semanas
(Infográfico: Ricardo Oliveira)

Três Lagoas (254), Coxim (98) e Maracaju (93) completam a lista dos cinco municípios com maior quantidade de pedidos por acesso ao seguro-desemprego.

Sidrolândia (83), Ivinhema (67) e Ribas do Rio Pardo (62) também apresentam números acentuados de entradas pelo auxílio.

A Funtrab retomou atividades presenciais no início da semana passada, dia 13. Na agência da Capital, situada na Rua 13 de Maio, longas filas se formam desde então.

A reportagem voltou a procurar a Secretaria Nacional do Trabalho, que tornou a alegar ausência de dados consolidados recentes de pedidos por seguro-desemprego em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias