ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Economia

Novilho MS inicia hoje com incentivos para produção de carne com qualidade

Programa substitui o Novilho Precoce, suspenso em 2015

Elci Holsback | 01/02/2017 14:37
Sistema de produção e boas práticas agropecuárias serão avaliadas na nova versão (Foto: Divulgação/ Acrissul)
Sistema de produção e boas práticas agropecuárias serão avaliadas na nova versão (Foto: Divulgação/ Acrissul)

Inicia nesta quarta-feira (1°) a execução do programa Precoce MS, substituto do Novilho Precoce, suspenso em 2015 após 25 anos em operação no Estado.

A resolução quanto as mudanças do programa foram publicadas pela Sepaf (Secretaria de Estado de Produção Agrícola e Familiar) no DOE (Diário Oficial do Estado) em 8 de setembro do ano passado e, além do nome, o subprograma de apoio à modernização da criação de bovinos, traz novas regras e incentivo à utilização de tecnologia para o desenvolvimento da pecuária.

"A versão anterior considerava apenas o animal na avaliação. Agora, será considerado o sistema de produção, boas práticas agropecuárias, idade, uniformidade do lote e acabamento de gordura, entre uma série de variáveis, que garantem a qualidade do lote. Haverá ainda avaliação por pontuação, onde dos 100 pontos avaliados em cada lote, 70 equivalem ao modelo de produção e 30% ao aprimoramento dos processos. Se um lote não tiver ao menos 60% dos animais no padrão, será descartado", destaca o secretário da Sepaf, Fernando Lamas.

O produtor que integrar o programa pode ter isenção de até 67% do valor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias de Serviços) ao abater o animal precocemente, mantendo a qualidade de carcaça em alto nível, utilizando boas práticas agropecuárias para a melhoria do rebanho e sustentabilidade ambiental. 

Nos siga no Google Notícias