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Economia

Oi investiu R$ 163 milhões desde 2012 no Estado, diz presidente

Bruno Chaves | 22/05/2014 11:03
Presidente da companhia, Zeinal Bava, pretende tornar a Oi maior empresa do segmento do Brasil (Foto: Divulgação/Assessoria)
Presidente da companhia, Zeinal Bava, pretende tornar a Oi maior empresa do segmento do Brasil (Foto: Divulgação/Assessoria)

Nos últimos dois anos, a operadora Oi investiu R$ 163 milhões em Mato Grosso do Sul. No primeiro trimestre de 2014, foram R$ 15 milhões. Conforme o presidente da companhia, Zeinal Bava, para atingir o objetivo de ser líder em tecnologia, a empresa, que assumiu os serviços da antiga estatal Telems, privatizada na década de 1990, ampliou seu quadro de funcionários no Estado. Hoje, são seis mil empregos diretos e indiretos, um aumento de 34% no quadro de trabalhadores entre abril do ano passado e abril de 2014.

Na telefonia, a empresa está lançando o serviço 4G para as linhas móveis. Uma outra meta da Oi, conforme Bava, é a diversificação da clientela por meio de outros serviços, como a TV por assinatura, mercado em que passou a atuar, e no qual ainda precisa driblar o fato de não transmitir a emissora de maior público do País, a Rede Globo.

Em entrevista exclusiva ao Campo Grande News, Bava falou sobre investimentos, tecnologia, evolução e entraves para o crescimento da companhia em Mato Grosso do Sul. O presidente da companhia disse que atitudes estão sendo tomadas para que isso ocorra.

“Entre outras atividades, estamos reforçando a nossa infraestrutura de rede (2G, 3G, 4G). Desde janeiro de 2013, instalamos no Mato Grosso do Sul 52 novos sites, que são os locais onde ficam as antenas de transmissão do sinal do telefone celular. Além disso, nesse período foram instaladas mais de 30 mil portas de acesso à internet banda larga no Estado. Também estamos ampliando a rede Oi WiFi, que hoje é a maior do Brasil”, revelou sobre planos de competitividade.

A empresa cresceu mais de seis vezes nos últimos 12 meses, afirmou Bava. “Foram 51% apenas em 2014”, emendou, dizendo que, atualmente, a OI tem mais de 16,7 mil pontos de acesso à rede Oi Wifi no Estado em locais como os aeroportos de Campo Grande e Corumbá e as redes Mc Donald's e Fran's Café.

“A estratégia da Oi é se transformar em uma empresa que vende TV, que vende entretenimento e que vende aos seus clientes, acima de tudo, convergência. Uma convergência de fixo e móvel, onde juntamos uma linha fixa com banda larga, com TV, sobretudo com a melhor TV”, prometeu.

Bava revelou que está convencido de que a combinação investimentos em novas tecnologias e conhecimento sobre a evolução do setor e dos hábitos de consumo dos consumidores dos serviços de telecomunicação torna a Oi pronta “para fazer da convergência algo muito positivo para os clientes”.

Rede 4G – A empresa, durante visita de Bava a Campo Grande, anunciou que até o final do mês de maio vai disponibilizar a rede 4G em Campo Grande. Bava informou que foram instalados 35 sites 4G no Estado, no período de um ano e meio, de forma a acelerar o investimento para oferecer um serviço mais atual. “O 4G tem todos os benefícios do 3G e outros mais, com velocidade superior de quatro a cem vezes em comparação ao 3G. Além disso, suporta mais protocolos de rede, ou seja, talvez seja a tecnologia mais adequada para se fazer vídeo no seu celular, a médio e longo prazo”, explicou.

A tecnologia 4G é a mais indicada para dar mais velocidade de acesso à internet no celular. Com a novidade, aproximadamente 228 mil clientes de telefonia móvel da operadora em Mato Grosso do Sul – sete mil que contam com a rede 3G em 14 municípios – podem ser beneficiados.

“Há muito o que fazer, mas nós estaremos com certeza na liderança do que há de melhor em tecnologia no mundo. Foi por isso que, recentemente, capitalizamos nossa empresa através do acesso aos mercados capitais, para continuar a investir para fazer mais e melhor”, desafiou.

Para o presidente da companha, o investimento de R$ 15 milhões em Mato Grosso do Sul, nos primeiros três meses de 2014, além dos R$ 163 milhões nos últimos dois anos, são valores significativos exemplificam o compromisso da Oi em oferecer o melhor serviço de telecomunicação.

TV a cabo – Clientes que possuem o serviço de TV por assinatura da Oi reclamam da falta da transmissão da Rede Globo, a maior emissora do País. Para reverter esse quadro, Bava disse que que a Oi TV firmou parceria com a Rede Globo e a Globosat, em março deste ano.  Ainda não há previsão de quando a Oi passará a oferecer a Globo no Estado, mas segundo a empresa, já existe a possibilidade para isso.

“Este lançamento é um passo gigante na direção certa. Nós somos a empresa com a maior capacidade, via satélite, no Brasil. Seremos a empresa que tem mais canais Globo disponíveis e em HD. Essa parceria aumentará de 13 para 43 o número de emissoras da Rede Globo e suas afiliadas, que têm contrato com a Oi TV, abrangendo cerca de três mil municípios no país”, anunciou.

Das três mil cidades, aproximadamente duas mil têm como única opção a operadora de DTH da Oi como disponibilizadora do sinal da emissora. “Para marcar este novo momento, a Oi TV lança para o consumidor a oferta Oi TV Start HD, que disponibiliza mais de 100 canais, os de maior audiência em HD, incluindo a TV Globo, por R$ 29,90 por mês”, comentou.

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