ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Parceria prevê instalação de unidade tecnológica para produção de milho e soja

Caroline Maldonado | 31/07/2014 10:12
Parceria foi assinada durante etapa de Campo Grande ExpoCorte. (Foto: Divulgação/Famasul)
Parceria foi assinada durante etapa de Campo Grande ExpoCorte. (Foto: Divulgação/Famasul)

O município de Figueirão, a 226 quilômetros de Campo Grande, que tem sua economia baseada na pecuária, terá oportunidade de desenvolver a agricultura, investindo na produção de soja e milho, com a instalação da primeira Unidade de Capacitação e Difusão de Tecnologias, prevista por meio de parceria entre o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul), a Fundação MS, o Sindicato Rural de Figueirão e a Fazenda 3R.

A unidade ajudará também na diversificação da produção agropecuária. O termo de parceria foi assinado na noite desta quarta-feira (30), durante o Circuito Expocorte etapa Campo Grande, evento realizado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e Verum Eventos. Segundo o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, em breve, unidades serão instaladas em outro municípios. Um deles é Nova Andradina, que já demonstrou interesse na parceria.

De acordo com a Famasul, o município que tem 5 mil quilômetros quadrados de extensão territorial e mais de 400 mil cabeças de gado, percebeu há cerca de dois anos, a necessidade de investir na recuperação das pastagens. Por meio da consultoria prestada pelo programa Mais Inovação do Senar, os produtores locais identificaram novas possibilidades para o desenvolvimento da área rural do município e, em breve, iniciarão os testes com o plantio de soja. Nessa fase inicial serão testados 30 tipos de sementes de soja, segundo a Famasul.

Inovação - Para o administrador da Fazenda 3R, Rogério Rosalin, a região não tinha expectativa de atuação na agricultura por falta de uma unidade de pesquisa. “O Mais Inovação levou essa opção e vamos iniciar agora os testes com os cultivares mais adequados para a região”, afirmou o administrador. A fazenda, inscrita no programa, já comemora bons resultados com melhor aproveitamento de espaço, ampliação do número de cabeças de gado por hectare e o aumento na rentabilidade. A propriedade de 8 mil hectares integra a parceria com a doação de maquinários, estrutura e disponibilidade de 50 hectares para o desenvolvimento do projeto, que tem a meta de inserir a integração entre lavoura e pecuária na região, segundo Rogério.

A ideia é incentivar os produtores a investirem em novas tecnologias para variar as atividades e diversificar a fonte de renda, de acordo com o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta. “Uma das inovações tecnológicas propostas é levar variedade aos municípios, como a inserção da agricultura onde só há pecuária. A expectativa dessa unidade é encontrar variedades adaptadas ao clima de Figueirão, permitindo avançar com a soja e o milho na região, resultando também em melhores resultados econômicos para o produtor”, explicou Beretta.

Otimista com a parceria, o presidente do Sindicato Rural de Figueirão, Sérgio Faria, reconhece a iniciativa como uma possibilidade de desenvolvimento do município. “Esse centro de pesquisa irá estimular ainda mais a melhora das pastagens. A aliança entre Senar, Sindicato e produtores está cada vez mais forte e com grandes benefícios para quem investe no campo”, disse o presidente.

Nos siga no Google Notícias