ACOMPANHE-NOS    
JULHO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Produção cresce 12% e Governo anuncia safra recorde de soja em MS

Produtividade somou 59,2 sacas por hectares, passando de 8,532 milhões de toneladas para os atuais 9,558 milhões de toneladas

Por Danielle Valentim | 10/04/2018 10:14
Números apresentados mostram, ainda, que Mato Grosso do Sul plantou 2,700 milhões de hectares na safra atual. (Foto: Divulgação/Semagro)
Números apresentados mostram, ainda, que Mato Grosso do Sul plantou 2,700 milhões de hectares na safra atual. (Foto: Divulgação/Semagro)

Mato Grosso do Sul colheu na safra 2017/2018 a maior produção de soja estadual. São 9,558 milhões de toneladas do grão, com produtividade de 59,2 sacas por hectare, conforme anúncio feito pelo governador Reinaldo Azambuja na manhã desta terça-feira (10).

Os números apresentados mostram, ainda, que Mato Grosso do Sul plantou 2,700 milhões de hectares na safra atual, com aumento de 6,51% da área. Além disso, a produção cresceu 12%, passando de 8,532 milhões de toneladas para os atuais 9,558 milhões de toneladas, e a produtividade 5,53%.

“Com grande satisfação anunciamos hoje que atingimos um recorde na produção estadual de soja, resultado de um trabalho conjunto com a Famasul, a Aprosoja e os centros de pesquisa e tecnologia”, disse o governador ao afirmar que a produção total cresceu 1 milhão de tonelada da safra passada para atual.

O presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), Maurício Saito, destacou o trabalho dos agricultores do Estado, que tem no sangue o empreendedorismo nato. “Os números são consolidados e mostram o resultado das nossas ações junto com o Governo do Estado, que proporcionam mais segurança e confiança ao produtor”.

A capacitação dos produtores do campo foi destaque na fala do presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS), Juliano Schmaedecke. “O produtor tem se capacitado, usado a tecnologia a seu favor para crescer e expandir seus negócios e o resultado está sendo visto por nós, mesmo em um ano com intempéries climáticas”.

O titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck citou os financiamentos por meio do Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja) e a linha de crédito do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste). Além disso, o anúncio reiterou os trabalhos do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) e o Soja Plus, programa gratuito oferecido ao produtor, para aumentar a produtividade com qualidade da soja em MS.