ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Prorrogado prazo para entrega de milho de MS à Conab

Redação | 03/09/2009 10:47

O deputado federal Waldemir Moka (PMDB) e a secretária de Produção do Estado, Tereza Cristina Correa da Costa, estiveram hoje reunidos em Brasília com o presidente da Conab e conseguiram a prorrogação do prazo para entrega do milho aos armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento.

O prazo venceu no dia 30 de agosto, mas agora irá até 30 de setembro. Os representantes de Mato Grosso do Sul conseguiram convencer o presidente Vagner Rossi de que os agricultores sul-mato-grossenses enfrentaram situações atípicas que comprometeram a entrega em tempo hábil.

Das 713 toneladas de milho previstas para entrega à Conab, somente 180 foram transportadas até agora. Com a seca na época de plantio e a chuva surpreendente em agosto, mês de colheita, o processo sofreu atraso.

"A Conab garante preço mínimo ao produto, bem maior do que o praticado pelo mercado. Não entregar à Conab, seria um prejuízo ainda maior aos produtores que já sofreram com a estiagem", esclarece Moka.

Representantes da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul), preocupados com o fim do prazo, procuraram o deputado e o governo estadual para pedir apoio.

"Vagner Rossi foi muito sensível e atendeu ao pedido dos agricultores", comenta Moka.

A secretária Tereza Cristina lembra que o acúmulo, com a colheita de uma só vez, também acarretou problemas como falta de caminhões para o transporte, o que também aumenta o valor do frete, além de poucos locais para armazenamento, que hoje já não conta com a estrutura da COAGRI, fechada atualmente.

"Precisávamos ainda de mais tempo, mas a Conab fez essa concessão, o que já é uma vitória", avalia a secretária.

O governo do estado também se comprometeu em priorizar a manutenção de estradas de escoamento, para que as cargas cheguem a tempo até os armazéns.

Nos siga no Google Notícias