ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Quem não declarou IR terá de baixar novo programa

Redação | 01/05/2010 10:14

Quem perdeu o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010 terá que esperar até segunda-feira (3) para baixar uma nova versão do programa gerador do documento. Neste fim de semana, o serviço estará suspenso.

Ontem (30) foi o último dia para a entrega e o número de declarações enviadas pela internet até o fim do prazo superou a expectativa, informou hoje (1º) o supervisor nacional do Imposto de Renda , Joaquim Adir, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Segundo ele, só no último dia foram entregues 2,76 milhões de documentos eletrônicos e não foi registrado nenhum tipo de problema na rede de computadores do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

"Superou a expectativa e isso é normal. Recebemos um número bastante significativo. Mas sempre tem alguém que deixa e deve estar entregando atrasado", disse.

Quem não entregou a declaração está sujeito a multa que varia de 1% ao mês a 20% do impostos devido, sendo a multa mínima de R$ 165,74. Muitas declarações já foram processadas e o contribuinte, na segunda-feira (3), poderá consultar o extrato para saber se caiu na malha fina ou se terá a restituição confirmada. Segundo Joaquim Adir, se houver pendência, a pessoa deve retificar as informações o quanto antes para evitar ser autuada pela Receita e pagar multas.

"Hoje, o sistema está fechado, mas a partir de segunda-feira o contribuinte poderá fazer a retificação. E quem não entregou, pode fazer a entrega", acrescentou.

O primeiro lote será liberado no dia 15 de junho e o sétimo no dia 15 de dezembro. A prioridade é para os idosos e para quem entregou no início do prazo e pela internet, caso não haja qualquer pendência.

Joaquim Adir informou ainda que a partir de agora a Receita começa a trabalhar no programa Imposto de Renda Pessoas Física 2011, que não terá mais formulários de papel.

Nos siga no Google Notícias