ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Receita libera consulta ao lote de restituição residual do IR de 2015

Liana Feitosa | 11/02/2016 09:22

Contribuintes que caíram na Malha Fina já podem consultar o lote multiexercício de restituição do IRPF (Imposto sobre a Renda da Pessoa Física). A Receita Federal abriu hoje (11) a consulta que vale para restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2015.

O contribuinte que deseja saber se teve a declaração liberada precisa acessar a página da Receita ou ligar para o Receitafone, número 146.

Na página, basta acessar o serviço e-CAC, onde é possível o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Caso existam, o declarante pode analisar essas inconsistências e fazer uma regularização por meio da entrega de declaração retificadora.

O valor da restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o resgate do montante não seja feito nesse prazo, o declarante pode pedir pela internet, pelo formulário eletrônico que consta na opção "Pedido de Pagamento de Restituição", ou diretamente no e-CAC, no serviço "Extrato do Processamento da DIRPF".

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte precisará entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a central de atendimento para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em qualquer banco. O número válido para Campo Grande é: 4004-0001. Para outras localidades, o número é: 0800-729-0001. Já deficientes auditivos podem fazer contato pelo: 0800-729-0088.

Quase 64 mil contribuintes do País receberão o crédito bancário no dia 15 deste mês, segunda-feira. Ao todo, R$ 150 milhões serão depositados. Os montantes de restituição para cada exercício e a respectiva taxa selic aplicada podem ser acompanhados na tabela a seguir:

Receita libera consulta ao lote de restituição residual do IR de 2015
Nos siga no Google Notícias