ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Rio Tinto resolve suspender plano de expansão em Corumbá

Redação | 08/01/2009 15:45

Na manhã de hoje, o diretor-financeiro e de recursos humanos da Rio Tinto, Aloísio do Pinho Oliveira, anunciou a suspensão dos planos de expansão da empresa em Corumbá.

"A decisão de interromper a expansão foi tomada ontem em reunião da nossa diretoria no Rio de Janeiro por conta da dificuldade de obtenção de recursos e retração do mercado. Os recursos disponíveis são caros e a curto prazo, enquanto que o projeto é de longo prazo.", explicou.

A mineradora, uma das maiores empresas do setor no mundo, tinha anunciado em junho do ano passado investimentos de cerca de US$ 2,15 bilhões, o que iria multiplicar por seis a capacidade de extração de minério, que hoje é de dois milhões de toneladas por ano. A ampliação da lavra estava prevista para terminar até 2010.

Apesar do anúncio do corte dos investimentos, Oliveira trouxe uma boa notícia, o retorno das atividades da mineradora já em 19 de janeiro. Ele ainda garantiu a manutenção dos empregos da unidade de Corumbá e a conclusão de parte das obras em andamento, previstas no plano de expansão.

O presidente da Fiems (Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, com quem Oliveira se reuniu na manhã de hoje, disse que apesar da suspensão temporária dos investimentos, a operação da mineradora aqui é viável devido à qualidade do minério extraído. "As excelentes características físicas, químicas e metalúrgicas do minério fazem dessa mina uma jazida viável para o suprimento do mercado internacional", avalia Longen.

Nos siga no Google Notícias