A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

08/01/2009 15:45

Rio Tinto resolve suspender plano de expansão em Corumbá

Redação

Na manhã de hoje, o diretor-financeiro e de recursos humanos da Rio Tinto, Aloísio do Pinho Oliveira, anunciou a suspensão dos planos de expansão da empresa em Corumbá.

"A decisão de interromper a expansão foi tomada ontem em reunião da nossa diretoria no Rio de Janeiro por conta da dificuldade de obtenção de recursos e retração do mercado. Os recursos disponíveis são caros e a curto prazo, enquanto que o projeto é de longo prazo.", explicou.

A mineradora, uma das maiores empresas do setor no mundo, tinha anunciado em junho do ano passado investimentos de cerca de US$ 2,15 bilhões, o que iria multiplicar por seis a capacidade de extração de minério, que hoje é de dois milhões de toneladas por ano. A ampliação da lavra estava prevista para terminar até 2010.

Apesar do anúncio do corte dos investimentos, Oliveira trouxe uma boa notícia, o retorno das atividades da mineradora já em 19 de janeiro. Ele ainda garantiu a manutenção dos empregos da unidade de Corumbá e a conclusão de parte das obras em andamento, previstas no plano de expansão.

O presidente da Fiems (Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, com quem Oliveira se reuniu na manhã de hoje, disse que apesar da suspensão temporária dos investimentos, a operação da mineradora aqui é viável devido à qualidade do minério extraído. "As excelentes características físicas, químicas e metalúrgicas do minério fazem dessa mina uma jazida viável para o suprimento do mercado internacional", avalia Longen.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions