Seguro habitacional cresce 35% em MS com previsão de El Niño mais intenso
À medida que o risco climático aumenta, avança a procura por proteção patrimonial

A previsão de um El Niño mais intenso ao longo de 2026 já começa a se refletir no comportamento do mercado de seguros. Diante da expectativa de eventos climáticos mais severos e do aumento dos riscos associados a chuvas intensas, tempestades, alagamentos, vendavais e períodos de estiagem, a contratação de coberturas para proteger patrimônios aumentou.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A previsão de um El Niño mais intenso em 2026 impulsiona o mercado de seguros em Mato Grosso do Sul. Dados do Sindicato das Seguradoras indicam crescimento de 35% no seguro habitacional, 26,9% no rural e 16,9% no residencial. Apesar do avanço, apenas 20% das residências, 17% das empresas e 5% das propriedades rurais possuem cobertura, sinalizando amplo potencial de expansão do setor.
De acordo com dados do Sindseg/PR e MS (Sindicato das Seguradoras de Mato Grosso do Sul), o avanço foi de 35% no seguro habitacional (com financiamentos); de 26,9% no setor rural; 16,9% nos seguros residenciais e de condomínio; 10,1% nos empresariais; 17,5% nos industriais e 13,7% nos chamados seguros massificados (produtos padronizados e com coberturas simples). O levantamento parte de um comparativo entre maio de 2025 e o mesmo período de 2026.
Embora não haja um número consolidado de contratos que permita dimensionar o total de imóveis, empresas e propriedades rurais segurados, as estimativas indicam que ainda existe um amplo espaço para expansão desse mercado.
Atualmente, aproximadamente 20% das residências possuem seguro. Entre empresas e estabelecimentos comerciais, a estimativa é de 17%. No setor rural, aproximadamente 5% da área conta com algum tipo de cobertura.
Clima - O El Niño é um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. A alteração das temperaturas do oceano interfere na circulação atmosférica e pode modificar os padrões de chuva e temperatura em diferentes regiões.
Em Mato Grosso do Sul, a estação deve apresentar características típicas do período seco, com baixa ocorrência de chuvas e redução significativa da umidade relativa do ar.
As temperaturas tendem a ficar próximas ou ligeiramente acima da média climatológica, com períodos mais quentes e até episódios de ondas de calor, principalmente no final do inverno e início da primavera, no dia 23 de setembro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


