ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Simpósio vai discutir gases de efeito estufa e a relação com a agropecuária

Priscilla Peres | 22/04/2016 13:29

Entre os dias 7 e 9 de junho, Campo Grande recebe o  2º Simpósio Internacional sobre Gases de Efeito Estufa na Agropecuária, com objetivo de compartilhar conhecimentos sobre a dinâmica desses gases no agronegócio brasileiro. O lançamento do evento acontece no dia 5 de maio, com a participação de lideranças rurais e políticas, de produtores rurais, pesquisadores e profissionais do setor.

O simpósio é promovido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em parceria com o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS). Para o presidente da Famasul, Mauricio Saito, o evento é necessário para esclarecimentos científicos sobre o tema e conhecer o perfil sustentável do produtor rural.

"Alguns temas, como a emissão de gases na pecuária, ainda são vistos de forma distorcida no meio acadêmico e também na sociedade. A ciência é a chave para acabar com mitos que afetam negativamente o setor. Acreditamos que os especialistas podem, além de trazer luz a esses temas, nos mostrar medidas para que a produção seja cada vez mais aliada da preservação ambiental", explica Saito.

Em sua segunda edição, o Simpósio tem como discutir as tendências sobre a dinâmica de Gases de Efeito Estufa na agropecuária internacional e sua relação com o cenário nacional. Além disso, visa organizar uma agenda positiva para a agropecuária brasileira, com diretrizes para reduzir o impacto ambiental, com foco na dinâmica de GEEs.

Durante o simpósio, a Embrapa fará o lançamento oficial da marca-conceito Carne Carbono Neutro que vai atestar que a carne bovina produzida em sistemas de integração do tipo silvipastoril (pecuária-floresta, IPF) ou agrossilvipastoril (lavoura-pecuária-floresta, ILPF), apresenta seus volumes de emissão de GEEs compensados durante o processo de produção, pelo crescimento das árvores no sistema.

Nos siga no Google Notícias