A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 24 de Junho de 2018

13/12/2016 11:33

Transporte de bagagem em viagens aéreas será cobrado a partir de março

Priscilla Peres
Clientes terão que se adequar as mudanças que entram em vigor em março. (Foto: Marcos Ermínio)Clientes terão que se adequar as mudanças que entram em vigor em março. (Foto: Marcos Ermínio)

A partir de 14 de março de 2017, passageiros terão que pagar pelas bagagens levadas em viagens aéreas. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determinou hoje, que as companhias não serão mais obrigadas a oferecer o serviço com o valor incluso na passagem e poderão cobrar a mais por isso.

Os valores serão determinados pelas companhias e ainda não foram divulgados, elas terão autonomia para definir como isso será feito. Atualmente, a franquia de bagagens é de um volume de 23 quilos nos voos domésticos e de dois volumes de 32 quilos nos internacionais.

O que muda também é o direito a bagagem de mão, que passa dos atuais 5 quilos para 10 quilos. Além disso, a assistência ao cliente que teve o voo atrasado será feita só por 24 horas. Hoje é por tempo indeterminado.

O consumidor será beneficiado com outra mudança, que vai autorizar o cancelamento sem custo, desde que sete dias antes do voo. Atualmente, os passageiros pagam multa nesses casos. O bilhete também poderá ter o nome alterado.

Para a Anac, a mudança coloca o Brasil em um patamar internacional, dão clareza ao consumidor sobre os serviços que estão sendo cobrados e tranquilidade ao mercado do setor aéreo. A tendência é que as passagens fiquem mais baratas com essa mudança, já que um serviço será pago separadamente.

As novas regras foram aprovadas em reunião da diretoria hoje, mas serão publicadas junto com outras mudanças amanhã, no Diário Oficial da União.

Dia de tentar ficar milionário: loterias sorteiam R$ 168 milhões hoje
A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (dia 23), R$ 38 milhões para quem acertar as seis dezenas. O prêmio está acumulado há seis rodadas e o sorteio e...
Hub aéreo no nordeste avança segundo companhia
O número de voos entre Fortaleza e a Europa deve aumentar em breve indicou a companhia aérea KLM junto de sua sócia francesa, a Air France. A ideia s...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions