A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017

15/06/2017 11:37

Vendas do comércio crescem em maio sob ano passado, mostra pesquisa

Priscilla Peres

As vendas do comércio campo-grandense em maio foram maiores do que em abril e o mesmo mês do ano passado. Levantamento feito pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), mostra que o Dia das Mães “salvou” os comerciantes.

“A média dos primeiros cinco meses foi de 89 pontos contra 85 em 2016. Estamos em melhores condições gerais, mas a lenta retomada do consumo e o comportamento do nível de emprego, preocupam muito”, explica o economista-chefe da ACICG, Normann Kallmus.

O economista-chefe da ACICG conta que o comportamento desses indicadores mostra que estão ocorrendo duas alterações significativas no comportamento das empresas do setor que é responsável por mais de 75% do PIB em valores agregados do município.

“Em primeiro lugar, as empresas não estão fazendo estoque. O outro aspecto a ser destacado é derivado da observação do fechamento de empresas e da alteração da atividade principal, de revenda a representação. O problema é que a carga tributária, aliada à falta de coerência do setor público, só agravam a tendência”, detalha Normann Kallmus.

De acordo com o levantamento, junho nunca apresentou um indicador maior do que maio, e que não existem razões objetivas para imaginar que esse paradigma seja quebrado neste ano.

Conforme previsto no último Boletim, maio manteve a tendência de alta em relação a abril, mas não exatamente por desempenho da economia, mas por um aspecto social, que é o desejo de presentear no Dia das Mães.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions