ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, DOMINGO  25    CAMPO GRANDE 29º

Educação e Tecnologia

Após oito anos, Campo Grande terá concurso com 323 vagas para professores

Edital será lançado neste mês de agosto; anúncio foi realizado nesta terça-feira

Natália Olliver e Antonio Bispo | 01/08/2023 18:49
Anúncio do concurso foi feito nesta terça-feira, durante evento de prestação de contas na educação (Foto: Alex Machado)
Anúncio do concurso foi feito nesta terça-feira, durante evento de prestação de contas na educação (Foto: Alex Machado)

Após mais de oito anos, a capital sul-mato-grossense terá um novo concurso público com 323 vagas para professores. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (1º), durante prestação de contas na Reme (Rede Municipal de Ensino). Os dados são referentes a ações desenvolvidas no 1º semestre, ou seja, de janeiro a junho de 2023.

A prefeita Adriane Lopes (PP) ressalta que o edital será lançado ainda em agosto e a convocação feita antes do início do próximo ano letivo.

“O edital vai ser publicado agora e as provas possivelmente começam esse ano, o intuito é lançar ainda esse ano já para começarmos o  ano com professores. Há 8 anos aguardamos por isso, fizemos em discussão com os técnicos e ACP-MS (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) e chegamos à conclusão de nesse momento lançar o concurso”.

Adriane diz que novo concurso foi pensado em conjunto a todos envolvidos na educação (Foto: Alex Machado)
Adriane diz que novo concurso foi pensado em conjunto a todos envolvidos na educação (Foto: Alex Machado)

O secretário municipal de Educação Lucas Bittencourt acrescentou que a quantidade de convocados pode aumentar ao longo do tempo. “A gente faz um concurso com número de vagas iniciais e há possibilidade de mais pessoas serem chamadas”.

De acordo com ele, a atual gestão assumiu 52% do piso salarial dos servidores, sendo 10,39% indenizatório. São 2.476 educadores. Além disso, ele destaca o pagamento de 13º e férias para professores convocados.

Balanço - Entre os dados apresentados na prestação de contas estão, por exemplo, os 5 mil alunos que realizam atividades complementares no contraturno escolar, por meio do projeto “Aprender mais na Reme”. Ao todo, são 205 unidades municipais distribuídas na Capital.

Secretário municipal de Educação apresentou dados referentes ao 1º semestre de 2023 (Foto:Alex Machado)
Secretário municipal de Educação apresentou dados referentes ao 1º semestre de 2023 (Foto:Alex Machado)

Lucas acrescenta que o ano letivo começou com pouco mais de 107 mil e encerraram o semestre com 110 mil alunos matriculados.

“Tivemos a prestação de contas do primeiro semestre com muitas ações e estamos buscando ainda mais. O principal é dar sequência àquilo que foi implementado, com muita responsabilidade, principalmente trabalhar a recomposição da aprendizagem, levando em conta que temos o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) uma avaliação externa nacional."

Além disso, o município também realizou a certificação de diretores das escolas, atingiu a lotação de servidores temporários na educação e a reorganização do EJA (Educação para Jovens e Adultos). A entrega de mobiliários e itens essenciais para escola, entre eles um ônibus zero km, entrega de um caminhão frigorífico e 46 jogos escolares também apareceram no balanço.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias