ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Educação e Tecnologia

App reúne dados de cursos e projetos de pesquisa das unidades da UFMS

Adriano Fernandes | 01/03/2019 22:51
Layout do aplicativo para celular. (Foto: Divulgação/UFMS)
Layout do aplicativo para celular. (Foto: Divulgação/UFMS)

Batizado de Expert UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), uma aplicativo criado pelos próprios alunos compila dados de cursos da instituição, reúne os pesquisadores, seus projetos e suas áreas de atuação e a localização dos laboratórios de pesquisa em todos os câmpus das universidade.

De acordo com o gestor do Núcleo de Inovação Tecnológica da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais, Guilherme Castro o intuito da criação do aplicativo foi tornar conhecidas as especialidades de conhecimentos da UFMS.

“As informações podem contribuir para a realização de parcerias interinstitucionais e para uma maior interação entre os próprios pesquisadores da Universidade, propiciando pesquisas multiáreas”, comentou.

Pelo Expert ainda é possível consultar as tecnologias com registro de patentes e os softwares desenvolvidos na universidade, por exemplo. As informações disponibilizadas provêm de plataformas públicas como os sistemas da própria UFMS, a plataforma Lattes e o sistema de mapas e localização do Google, entre outros.

O aplicativo já está disponível gratuitamente apenas para a plataforma Android neste link.

Além de Guilherme, atuaram como desenvolvedores os acadêmicos Mateus Gabi Moreira e Pedro Henrique de Moraes, de Engenharia da Computação; e Tariel Barros Morita, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Facom (Faculdade de Computação).

Os desenvolvedores já solicitam junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o registro de programa de computador e registro de marca, todos de propriedade da Instituição.

Nos siga no Google Notícias