ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Aulas na rede estadual começam hoje com 27 mil vagas em aberto

A partir deste ano, Estado também recebe alunos do ensino fundamental

Por Silvia Frias | 21/02/2024 06:23
Movimento de volta às aulas na escola Maria Eliza Bocayuva, na Vila Margarida (Foto: Henrique Kawaminami)
Movimento de volta às aulas na escola Maria Eliza Bocayuva, na Vila Margarida (Foto: Henrique Kawaminami)

As aulas da rede estadual começam nesta quarta-feira (21) com 27 mil vagas em aberto. Esta oferta ocorre tanto para o ensino médio, já atendido pelo governo estadual, quanto para o fundamental, grupo incluído em 2024, com turmas em tempos integral ou parcial.

Segundo o secretário Estadual de Educação, Hélio Daher, Mato Grosso do Sul trabalha com previsão de 205 mil vagas para toda a educação básica e, destas, foram preenchidas 178 mil, 10% a mais do que no ano passado. “Então, temos capacidade para mais 27 mil alunos”, afirmou. As matrículas seguem abertas.

Ao todo, 35 cidades do interior contaram com abertura de vagas no ensino fundamental, que representa um “respiro” ao sistema municipal, que pode focar nas vagas da educação infantil.

"Antecipamos uma meta que era para ser cumprida até 2026, e conseguimos já a partir deste ano ter pelo menos uma escola ofertando ensino em tempo integral em todos os municípios de Mato Grosso do Sul", disse o governador Eduardo Riedel, em entrevista anterior.

A rede estadual tem 349 unidades escolares nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Deste total, 210 escolas ofertam ensino de tempo integral.

Reforma realizada na escola estadual Ada Teixeira, no Jardim Campo Belo, em Campo Grande (Foto/Divulgação)
Reforma realizada na escola estadual Ada Teixeira, no Jardim Campo Belo, em Campo Grande (Foto/Divulgação)

Segundo o secretário, duas unidades vão iniciar o ano letivo na segunda-feira (26), pois ainda estão na finalização das reformas: as escolas estaduais Abigail Borralho, em Dourados, e Pantaleão Coelho Xavier, em Antônio João. Estas fazem parte das 125 escolas ainda em reforma, mas as únicas que tiveram atraso no retorno. As aulas serão repostas aos sábados.

Para 2024, o governo estadual investiu R$ 313 milhões em reformas nas unidades de ensino. Desde janeiro, os alunos estão recebendo os cinco kits escolares, que ainda estão sendo repassados, seguindo cronograma de prioridades, sendo o primeiro o dos livros didáticos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias