ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 10º

Educação e Tecnologia

Banca examinadora do Enem abre inscrições para corretores de redação

Prazo para profissionais interessados se cadastrarem termina no dia 12 de julho

Por Mylena Fraiha | 17/06/2024 14:29
Alunos de cursinho de Campo Grande treinando redação para se sair bem no Enem (Foto: Arquivo/Alex Machado)
Alunos de cursinho de Campo Grande treinando redação para se sair bem no Enem (Foto: Arquivo/Alex Machado)

Professores e especialistas da área de Letras podem se inscrever para o PAQ-A (Programa de Atualização e Qualificação de Avaliadores), para atuar como avaliadores de redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. Prazo para interessados se cadastrarem termina no dia 12 de julho.

Para participar do PAQ-A é necessária graduação na área de Letras, em Língua Portuguesa ou Linguística. Os candidatos devem enviar documentação comprobatória para confirmar inscrição. Caso o candidato seja aprovado na seleção, receberá o valor de R$ 3 por redação avaliada em 1ª e 2ª correções e R$ 3,30 por redação avaliada em 3ª correção.

A seleção será feita pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), banca responsável em aplicar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. Inscrições podem ser feitas por meio deste link.

As provas do Enem 2024 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. A redação é uma das cinco provas que compõem o exame. Os candidatos deverão produzir um texto dissertativo-argumentativo seguindo uma proposta de tema, que apresenta uma discussão social.

Seleção - A seleção para corretores de redação do Enem 2024 conta com duas fases. A 1ª fase será um curso de capacitação a distância em seis módulos, com duração de 120 horas e de caráter eliminatório. O treinamento acontecerá entre os dias 15 de agosto e 15 de setembro.

Já a 2ª fase, será uma prova com 100 questões objetivas e uma produção textual, online e de caráter eliminatório, que acontecerá no dia 29 de setembro. Neste caso, o exame será aplicado para candidatos que não tenham certificado do PAQ-A ou do PAQ-S (Programa de Atualização e Qualificação de Supervisores) do Enem 2023, emitido pelo Cebraspe.

O resultado do processo de avaliadores da redação do Enem 2024 será informado no dia 21 de outubro. Será encaminhado convite para atuar no exame. A capacitação presencial deve ser feita entre os dias 21 e 25 de outubro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias