ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Educação e Tecnologia

Como foco em policiais, IFMS lança curso sobre conservação da natureza

As aulas, predominantemente a distância, começam no segundo semestre deste ano

Adriano Fernandes | 14/07/2021 23:54
Região pantaneira vista do alto. (Foto: WWF-Brasil/Adriano Gambarini)
Região pantaneira vista do alto. (Foto: WWF-Brasil/Adriano Gambarini)

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) lançou nesta quarta-feira (14) o novo curso de pós-graduação lato sensu em Estratégias para Conservação da Natureza. A especialização reserva 35 vagas a policiais militares ambientais de todo território nacional e cinco para os demais interessados, que residam nas duas cidades. Para os dois públicos é necessário possuir diploma de ensino superior.

A especialização é promovido pelo Campus Corumbá, em parceria com o IHP (Instituto Homem Pantaneiro), organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na preservação do bioma Pantanal e da cultura local por meio de um termo de cooperação.

O edital de abertura está publicado na Central de Seleção. As inscrições vão de 21 de julho a 1° de agosto, na Página do Candidato. A seleção dos estudantes será feita por sorteio eletrônico. A carga horária total, entre atividades a distância, presenciais e produção do TCC, é de 460h.  

O objetivo do curso é formar especialistas em estratégias para conservação e proteção da natureza, capacitados para analisar e intervir no território nacional de forma conjunta com diferentes atores e organizações, promovendo uma gestão integrada da biodiversidade, com base nos conhecimentos científicos e legais sobre a educação ambiental.

Especialização – As aulas, predominantemente a distância, começam no segundo semestre deste ano. Realizado em regime modular, com cinco módulos no total, a duração do curso será de 18 meses. Entre os temas a serem abordados nos durante o cumprimento dos módulos estarão:

  • ecologia básica;
  • biologia da conservação;
  • fundamentos e práticas em educação ambiental;
  • gestão e manejo de áreas protegidas;
  • histórico das políticas ambientais no Brasil;
  • legislação ambiental aplicada ao policiamento ambiental;
  • planejamento, manejo e gestão de bacias hidrográficas;
  • alternativas para a gestão de recursos hídricos;
  • sistemas de informações geográficas;
  • geotecnologias aplicadas ao meio ambiente.

A pós-graduação prevê ainda conteúdos voltados a metodologia de ensino a distância, metodologia científica e tópicos especiais – em formato híbrido, composto por simpósio, workshop, mesa-redonda e curso de campo, com a participação de profissionais convidados – além da realização de trabalho de conclusão de curso (TCC).

Nos siga no Google Notícias