ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Educação e Tecnologia

Correios serão responsáveis pela distribuição das provas do Concurso Unificado

Um total de 2,1 milhões de candidatos (pagantes e isentos) competirão por 6.640 vagas

Por Gabriel de Matos | 23/02/2024 23:40
Candidata preenchendo gabarito de processo seletivo (Foto: Ilustrativa)
Candidata preenchendo gabarito de processo seletivo (Foto: Ilustrativa)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou nesta sexta-feira (23) que os Correios assumirão um papel de distribuição das provas do Concurso Unificado, agendado para o dia 5 de maio. Esta medida visa garantir a eficiência e a segurança do processo, fortalecendo a logística do evento.

A Fundação Cesgranrio, encarregada da realização do exame, formalizou um contrato com a estatal dos Correios, enfatizando o compromisso com a integridade e a confiabilidade do processo. "Isso nos garante que teremos o mesmo nível de segurança que ocorre no Enem, e até mais", afirmou Alexandre Retamal, coordenador-geral de Logística do Concurso Público Nacional Unificado.

Para assegurar a proteção das provas durante o transporte, todos os malotes contarão com escolta, conforme detalhado pelo coordenador. Além disso, uma colaboração estreita com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança está em curso para evitar qualquer tentativa de interferência por parte de quadrilhas virtuais.

Em uma iniciativa para reforçar ainda mais a segurança do processo, Retamal informou que serão coletadas as digitais de todos os 2,1 milhões de candidatos inscritos, além de ser realizado um exame grafológico, que analisa uma palavra ou frase escrita.

Esses procedimentos serão conduzidos no momento em que os candidatos acessarem o cartão de confirmação, que estará disponível na página do concurso a partir do dia 25 de abril. É importante ressaltar que o cartão de confirmação não será enviado para a residência dos candidatos, destacando-se assim a importância da verificação online.

Também foram divulgados os dados consolidados das inscrições pelo ministério. Um total de 2,1 milhões de candidatos (pagantes e isentos) competirão por 6.640 vagas em 21 órgãos federais, com uma representação significativa de 56% de mulheres entre os inscritos.

Esses números ilustram o interesse e a relevância do concurso, evidenciando a busca por oportunidades no setor público, bem como a confiança no processo de seleção unificado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias