ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, DOMINGO  07    CAMPO GRANDE 28º

Educação e Tecnologia

Detentos da Agepen realizam Enem neste domingo

Segundo o órgão, a prova será realizada em 33 unidades penais do Estado

Por Flávio Veras | 07/01/2022 19:45
Devem prestar a prova 1.061 custodiados. (Foto: Governo de MS / Arquivo)
Devem prestar a prova 1.061 custodiados. (Foto: Governo de MS / Arquivo)

Será realizado, nesse domingo (9), o Enem PPL/2021 (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade) em 33 unidades penais da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) de Mato Grosso do Sul.

Segundo o órgão, devem prestar a prova 1.061 custodiados. Elas também serão aplicadas no estado a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e presos da Penitenciária Federal de Campo Grande, cujos números não estão incluídos neste total.

Provas - De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no primeiro dia, os participantes terão cinco horas e trinta minutos para a realização das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação começará às 12h30 e terminará às 18h.

Já no outro domingo (16), serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas Tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá início às 12h30 e se encerrará às 17h30, no horário local, com cinco horas de duração.

As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do exame regular. A única diferença é referente ao local de aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

O exame é aplicado desde 2010 pelo Inep, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Nas mesmas datas, ocorrerá a aplicação do exame para os isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade para se inscrever na edição de 2021, bem como para os participantes que tiveram a solicitação de reaplicação do Enem 2021 aceita por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas ou por conta de problemas logísticos ocorridos no dia da aplicação.

Covid-19 - A aplicação do Enem PPL também seguirá protocolos de prevenção à covid. O uso de máscaras de proteção será obrigatório e frascos de álcool em gel serão fornecidos pela organização da prova.

As unidades prisionais e/ou socioeducativas deverão higienizar as salas, bem como proporcionar uma boa circulação de ar, além de possibilitar o distanciamento entre os participantes.

Nos siga no Google Notícias