ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Enem começa para 38 mil em MS neste domingo

É preciso ficar atento: portões abrem às 11h e fecham às 12h pelo horário de MS; veja o que pode levar

Beatriz Magalhães | 20/11/2021 10:20

Véspera de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e os alunos que vão fazer o exame não escondem a ansiedade. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), apenas em Mato Grosso do Sul, são cerca de 38 mil estudantes inscritos para fazer a prova neste ano. Desses, 37 mil farão o exame nos locais de prova e o 1.300 na versão digital. Uns vão fazer pela primeira vez, enquanto outros já conhecem a prova há alguns anos.

Aline Ayumi Muratake estuda para o Exame Nacional do Ensino Médio. (Foto: Arquivo Pessoal)
Aline Ayumi Muratake estuda para o Exame Nacional do Ensino Médio. (Foto: Arquivo Pessoal)

A estudante de 17 anos Aline Ayumi Muratake vai fazer o exame pela primeira vez. Ela está finalizando o terceiro ano do Ensino Médio e afirma estar ansiosa para a prova. “Também estou um pouco nervosa, confesso, pois é a primeira vez que vou realizar a prova, mas sei que a estrutura do Enem é bem elaborada e organizada durante o ano”.

A jovem conta ainda que mesmo na véspera, continua estudando, para chegar na prova com mais segurança. “Dando aquela revisada para ficar tudo fresco na memória e poder chegar no local mais confiante”, coloca.

Dica de mestre - Muitos alunos estão na mesma situação que a Aline, estudando na véspera da prova, mas de acordo com o professor de Matemática e coordenador de um cursinho em Campo Grande, Fernando Barney, a dica para esse período é descansar.

“Nessa véspera, a dica para os alunos é tentar manter a calma na medida do possível, sabemos que é uma prova desgastante, então, é preciso descansar bem. Evitar ficar querendo rever matéria de última hora, porque esse é um momento em que o estudante precisa relaxar na medida do possível, se conseguir, porque é claro que o aluno fica muito nervoso para fazer uma prova como essa”, orienta o professor.

Fernando ainda dá mais dicas para os alunos e, dentre elas, está em se antecipar, já verificar o local de prova e separar alguns objetos importantes como documento e caneta esferográfica preta. “A principal dica é não deixar tudo para última hora. Verifique antes o local de prova, se possível, dar uma passada ainda hoje para conhecer o local. Se não tiver um meio próprio de locomoção e precisar de usar o transporte público ou carro por aplicativo, a dica é sair com bastante antecedência, verificar quais as linhas de ônibus é preciso pegar para chegar ao local de prova, já deixar separado documento e não esquecer da caneta preta de tubo transparente”, coloca o professor, afirmando que essas são as principais dicas.

"Enenzeira" há anos, Aline Costa de 22 anos vai fazer a prova pela sétima vez. Ela conta que fez a primeira prova ainda em 2014, como treineira, para conhecer melhor as questões e o formato do exame, e que para valer mesmo, foi a partir de 2016. Aline quer cursar Medicina em uma universidade federal e já experiente no Enem, diz que nessa véspera, ela está usando para relaxar um pouco.

“Continuei estudando até ontem, fiz muitos exercícios anteriores. Mas hoje não, minha mente precisa descansar. No máximo, vou reler alguns resumos e recursos argumentativos para a redação. Não adianta tentar aprender conteúdo na véspera”, coloca a estudante.

Candidatos aglomerados para a realização do último Exame Nacional do Ensino Médio. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Candidatos aglomerados para a realização do último Exame Nacional do Ensino Médio. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Local de prova - O candidato pode consultar seu local de prova no cartão de confirmação da inscrição, disponível na Página do Participante. Não é obrigatório que o candidato leve o cartão impresso, mas é uma recomendação do Inep.

Atenção com o horário - O horário descrito no cartão é o de Brasília, então, os estudantes sul-mato-grossenses precisam estar atentos ao fuso horário.

Em Mato Grosso do Sul, os portões abrem às 11h e fecham às 12h. As provas, por sua vez, começam às 12h30. No primeiro dia do exame, o término será às 18h e no segundo dia, a prova será encerrada às 17h30.

É importante lembrar que devido à pandemia, a recomendação é evitar aglomeração durante a espera da entrada nos locais de prova.

O que não pode faltar - Algumas orientações são fundamentais para quem vai fazer o Enem. De acordo com o edital do exame, para fazer a prova é obrigatório levar:

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;

  • Documento de identificação original com foto;

  • Máscara de proteção contra a covid-19.

O Inep aconselha ainda que os candidatos levem álcool em gel, mas isso é apenas uma orientação e não obrigatoriedade para o exame.

Perdi meus documentos, e agora? - Sem desespero. Se você foi roubado ou perdeu os documentos, é preciso apresentar um boletim de ocorrência na hora de fazer a prova. Não é permitido usar certidão de nascimento ou de casamento, nem carteirinhas de estudante como identificação.

O que não levar - Lápis, lapiseira, borracha, caneta de material não transparente, celular e relógio não podem ser utilizados no Enem, então, se não puder evitar de levar algum desses itens, ele será colocado em um envelope porta-objetos, que deverá permanecer lacrado durante toda a prova. Caso isso não aconteça, o candidato será eliminado do exame. Confira aqui a relação completa dos materiais proibidos no Enem.

Celular - Algumas pessoas precisam levar o celular junto, mas é preciso estar bem atento e desligar o dispositivo, isso porque se o telefone tocar, o candidato será eliminado do exame, mesmo que seja apenas um alarme.

E o lanchinho?- É permitido levar um lanche, mas é preciso passar por uma vistoria feita pelos chefes de sala, isso para evitar as famosas “colas” dentro deles.

Tem como zerar a redação? - Sim! E isso pode acabar te eliminando da busca por uma vaga no ensino superior.

Alguns dos motivos que levam ao zero na redação é a entrega da folha de redação em branco, mesmo que o candidato tenha produzido o texto em rascunho. Outro erro que pode zerar a nota na redação é fugir do tema apresentado, além de copiar o texto motivador.

Gabarito oficial - O gabarito divulgado pelo Inep deve sair até quarta-feira (1º de dezembro), que tem até três dias úteis após o segundo dia de prova para divulgar o gabarito oficial no site do Enem (http://enem.inep.gov.b/) ou pelo aplicativo.

Nos siga no Google Notícias