ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Escolas terão avaliações nacional e regional a partir de 2ª feira em MS

Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica ajudam a compor o Ideb

Por Aline dos Santos | 19/10/2025 16:19
Escolas terão avaliações nacional e regional a partir de 2ª feira em MS
Alunos da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, em Campo Grande (Foto: Bruno Rezende)

As escolas de Mato Grosso do Sul terão um importante ciclo de avaliações. A primeira etapa é a aplicação do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que vai de amanhã (dia 20) a 31 de outubro. A prova avalia estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. As disciplinas são Língua Portuguesa e Matemática.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Escolas de Mato Grosso do Sul iniciam ciclo de avaliações com o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), de 20 a 31 de outubro, avaliando alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática. Na sequência, entre 10 e 25 de novembro, será aplicado o Saems (Sistema de Avaliação da Educação Básica de MS), com novidades como questionários contextuais para professores e estudantes do 5º ano, visando compreender fatores que impactam a aprendizagem.

Também são aplicados questionários contextuais a estudantes, professores e diretores. Os resultados do Saeb ajudam a compor o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador que compara o desempenho das redes em todo o País.

Já a segunda etapa é a aplicação do Saems (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul), entre 10 e 25 de novembro. Em 2025, serão avaliados os estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio, também em Língua Portuguesa (com produção de texto) e Matemática.

Uma das novidades é a aplicação dos questionários contextuais para professores e estudantes do 5º ano, ampliando o entendimento sobre os fatores que impactam a aprendizagem.

"Contamos com a participação de todos, estudantes, professores, gestores e famílias, nesse momento tão importante para a nossa Educação. O Saeb e o Saems são ferramentas que nos ajudam a entender onde estamos e para onde precisamos ir. Vamos juntos mostrar o quanto estamos aprendendo e construir uma escola cada vez melhor para todos", afirma o secretário estadual de Educação, Hélio Daher.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.