ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Escolha de diretores da rede estadual tem cronograma apertado

A votação acontecerá no próximo dia 30 de novembro, em todos os municípios de Mato Grosso do Sul

Por Mylena Fraiha | 17/11/2023 10:38
Fachada da Escola Estadual Blanche dos Santos Pereira, no Tijuca, uma das instituições com maior número de chapas na disputa (Foto: Arquivo/Marcelo Calazans)
Fachada da Escola Estadual Blanche dos Santos Pereira, no Tijuca, uma das instituições com maior número de chapas na disputa (Foto: Arquivo/Marcelo Calazans)

A REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul se prepara para eleger os novos diretores e diretores-adjuntos das escolas estaduais no próximo dia 30 de novembro. De acordo com o cronograma da SED (Secretaria Estadual de Educação), o processo eleitoral está em fase de análise e homologação das chapas e das candidaturas individuais.

Conforme o calendário, a divulgação das candidaturas individuais e das chapas está marcada para a quarta-feira (22), no SAE (Sistema de Apuração de Eleições da Secretaria de Estado de Educação), que pode ser acessado pelo seguinte link. A partir da quinta-feira (23), as campanhas eleitorais terão início e se estenderão até o dia das eleições, em 30 de novembro.

Na Capital, das 62 escolas estaduais, 20 irão passar por disputa eleitoral entre duas ou mais chapas. As escolas estaduais Profª Élia França Cardoso e Blanche dos Santos Pereira terão quatro chapas em disputa. Já a Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha terá três chapas.

Em 17 escolas estaduais de Campo Grande, a disputa eleitoral será entre duas chapas, nas seguinte instituições: EE Dr. Arthur de Vasconcellos Dias; EE Elvira Mathias de Oliveira; EE João Carlos Flores; EE José Antônio Pereira; EE José Ferreira Barbosa; EE Lino Villacha; EE Luisa Vidal Borges Daniel; EE Prof. Emygdio Campos Widal; EE Prof. Henrique Ciryllo Corrêa; EE Profª Alice Nunes Zampieri; EE Profª Delmira Ramos dos Santos; EE Profª Joelina de Almeida Xavier; EE Profª Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira; EE Profª Thereza Noronha de Carvalho; EE Teotônio Vilela; EE Vespasiano Martins; e EE Orcírio Thiago de Oliveira.

Interior - Em Corumbá, localizada a 419 km de Campo Grande, nove escolas estaduais irão eleger ou reeleger seus diretores. Destaca-se a acirrada competição na Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, com a participação de três chapas.

Nas escolas Júlia Gonçalves Passarinho, Rotary Club e Padre Nunes, situadas na mesma região, a eleição do novo diretor será decidida entre duas chapas. As demais instituições escolares enfrentarão eleições com chapa única ou não apresentaram candidaturas.

No município de Dourados, distante 233 km da Capital, 25 escolas estaduais irão participar das eleições de diretores. A Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo destaca-se como a mais disputada, contando com a participação de três chapas. Enquanto as escolas estaduais Pastor Daniel Berg, Presidente Vargas e Ramona das Silva Pedroso terão eleições disputadas por duas chapas, as demais optaram por chapa única.

Em Ponta Porã, localizada a 323 km da Capital, 12 escolas participarão da competição eleitoral para diretores. Na Escola Estadual Adê Marques, a disputa envolverá três chapas. Já nas escolas João Brembatti Calvoso e Prof. José Edson Domingos dos Santos, a disputa será entre duas chapas. As demais escolas da região participarão de eleições com chapa única ou não apresentaram candidaturas.

Em Três Lagoas, situada a 338 km de Campo Grande, em sete escolas estaduais, as eleições para diretores serão decididas com chapa única. Em duas, não houve o registro de candidaturas. Nas escolas estaduais Afonso Pena e Bom Jesus, a eleição será disputada entre duas chapas.

Candidaturas -  Segundo informações fornecidas pela SED, até o momento, há um total de 780 candidatos. Vale destacar que essas candidaturas ainda estão sujeitas à homologação, e é esperado que o número final seja menor.

Dentre esse contingente preliminar, 191 concorrentes estão em Campo Grande, 60 em Dourados, 31 em Três Lagoas, 36 em Ponta Porã e 26 em Corumbá. Esses números abrangem os inscritos para disputar os cargos de diretor e diretor-adjunto em 313 das 348 unidades escolares da REE.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias