ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 31º

Educação e Tecnologia

Estudante de MS conquista ouro em competição internacional de astronomia

Luís Fernando foi o primeiro colocado na Olimpíada Latino-Americana, com prêmios em foguetes e prova teórica.

Por Ketlen Gomes | 08/09/2025 13:21
Estudante de MS conquista ouro em competição internacional de astronomia
Estudante de Cassilândia, Luís Fernando, ganhou ouro na OLAA, na última semana. (Foto: Reprodução)

O estudante de Cassilândia, Luís Fernando de Oliveira Souza, de 17 anos, conquistou medalha de ouro na OLAA (Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica), realizada entre os dias 1º e 7 de setembro, no Rio de Janeiro e em Barra do Piraí (RJ).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Estudante de Cassilândia (MS), Luís Fernando de Oliveira Souza, 17 anos, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Aeronáutica, realizada em setembro no Rio de Janeiro. Além do ouro, ele recebeu prêmios por melhor prova de foguetes e teórica.A competição reuniu 74 estudantes de 14 países, com nove brasileiros conquistando ouro e um prata. Os participantes foram avaliados em conhecimentos de astronomia e astronáutica, incluindo atividades em planetário, exames observacionais e lançamento de foguetes.

Além da medalha, Luís Fernando recebeu os prêmios de melhor prova de foguetes e melhor prova teórica na categoria de grupos multinacionais. Ele garantiu vaga na equipe brasileira em maio deste ano, após ser medalhista de ouro na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) 2024 e alcançar o 6º lugar na classificação geral nacional.

Outros estudantes também representaram o Brasil na competição. Os medalhistas de ouro foram: Felipe Maia Silva, de Fortaleza (CE); Felipe Yu Hu Dai Lima, de Fortaleza (CE); Lucas Praça Oliveira, de Fortaleza (CE); Isabela Xavier de Miranda, do Rio de Janeiro (RJ); Eyke Cardoso de Souza Torres, de Ourilândia do Norte (PA); Guilherme Waiandt Moraes, de Fortaleza (CE); Gustavo Globing Farina, de Fortaleza (CE); e Larissa França Souza, de Goiânia (GO). João Victor Evers Cordeiro, de Fortaleza (CE), conquistou medalha de prata.

Estudante de MS conquista ouro em competição internacional de astronomia
Estudantes brasileiros que competiram na Olimpíada Internacional de Astronomia e Aeronáutica. (Foto: Divulgação)

Ao todo, 14 países participaram da OLAA, que reuniu 74 estudantes. Eles enfrentaram diferentes provas que testaram conhecimentos em astronomia e astronáutica, incluindo atividades em planetário, exame observacional, avaliações teóricas e lançamento de foguetes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.