ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Educação e Tecnologia

Fundect anuncia R$ 6,4 milhões para bolsas de pós-graduação em MS

Recursos foram assegurados em acordo com a Capes, organismo do governo federal

Marta Ferreira | 06/04/2021 15:46
Márcio Araújo, presidente da Fundect, ao lado do secretário Jaime Verruck (Foto: Divulgação)
Márcio Araújo, presidente da Fundect, ao lado do secretário Jaime Verruck (Foto: Divulgação)

Acordo entre Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), organismo federal,  prevê destinação de R$ 6, 4 milhões ao pagamento de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para programas de pós-graduação no Estado.

O recurso será aplicado em formações voltadas a áreas prioritárias em Mato Grosso do Sul,  que foram escolhidas durante workshops realizados no ano de 2020. As temáticas são as de Bioeconomia e Biotecnologia, Desenvolvimento Sustentável, Inovação e Fronteiras.

Conforme a divulgação oficial, com esses recursos será possível o financiamento de 113 bolsas. São 55 de mestrado (24 meses de duração), 40 de doutorado (36 meses) e 18 de pós-doutorado (12 meses), a partir de agosto deste ano.

Serão atendidos programas de pós-graduação considerados “emergentes e em consolidação” pela Capes e que também foram mapeados durante os workshops do ano passado.

As universidades serão notificadas em abril sobre o montante e a modalidade de vagas em cada programa, para que abram seus editais internos para o preenchimento das vagas.

Pesquisa fortalecida - Para o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, o recurso será essencial para fortalecer e consolidar essas iniciativas, que cita como importantes para o desenvolvimento estadual. “É um grande fôlego que oferecemos para esses cursos emergentes de pós-graduação que, com toda a certeza, farão diferença no cenário científico e tecnológico de nosso Estado”, afirmou.

“Sem dúvida, o investimento na formação de pessoas gerando consequentemente mão de obra ainda mais qualificada dentro de Mato Grosso do Sul. Esss pessoas irão produzir, gerar conteúdos, pesquisas, trazer desenvolvimento para toda a sociedade sul-mato-grossense”, acrescentou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

Confira aqui quais são os programas que podem ser atendidos:

Nos siga no Google Notícias