ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Educação e Tecnologia

Governo de MS conclui projeto e prepara licitação para criar infovias

Previsão é que rede de fibra ótica interligue os serviços públicos em 1,5 mil pontos de acesso

Nyelder Rodrigues | 01/10/2021 08:43
Na imagem, cabos de conexão de máquinas à internet rápida (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo)
Na imagem, cabos de conexão de máquinas à internet rápida (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo)

Em encontro realizado nesta semana, o conselho gestor do PROPPP (Programa de Parceria Público-Privada) aprovou os estudos técnicos que definem a modelagem a ser adotada na implantação do projeto das infovias em Mato Grosso do Sul. Agora, o Governo do Estado inicia a preparação para licitar o projeto no balcão B3.

A aprovação consta na edição desta sexta-feira (1º) do DOE-MS (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul), em deliberação assinada pelo presidente do conselho, o secretário interino de Gestão Estratégica, Flávio César Mendes de Oliveira, e também em ata da reunião publicada em anexo à deliberação.

Pelo serviço de modelagem do projeto, a Globaltask Tecnologia e Gestão S/A vai receber R$ 1.906.275, valor equivalente a 76,25% do valor de inicialmente previsto, de R$ 2,5 milhões - essa é a porcentagem de aproveitamento aprovado do estudo.

O pagamento deve ser feito pela empresa que vencer a licitação para implantar as infovias em Mato Grosso do Sul, que deve ser feita pelo Balcão B3, da Bovespa, em São Paulo (SP), em mote semelhante a outros processos realizados recentemente.

Para dar sequência ao projeto, a decisão do conselho gestor ainda precisa ser ratificada pelo governador Reinaldo Azambuja e também realizada uma consulta pública com audiência e encaminhamento das minutas para análise da Procuradoria-Geral do Estado.

Infovias - O projeto de criação de infovias para o transporte de dados em Mato Grosso do Sul se alonga há vários anos, mas agora parece caminhar para chegar a uma conclusão, devendo beneficiar os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa se trata de uma concessão administrativa de prestação de serviços de transporte de dados, mediante construção, operação e manutenção de infraestrutura de rede de fibra óptica de alta capacidade interligando as unidades públicas do Estado, garantindo internet rápida em ao menos 1,5 mil pontos de acesso.

Nos siga no Google Notícias