ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUINTA  08    CAMPO GRANDE 32º

Educação e Tecnologia

IFMS abre 960 vagas em cursos de graduação com ingresso pelo Sisu 2026

São 16 opções de cursos gratuitos em dez municípios; inscrições devem ser feitas de 19 a 23 de janeiro

Por Jhefferson Gamarra | 07/01/2026 13:50
IFMS abre 960 vagas em cursos de graduação com ingresso pelo Sisu 2026
Fachada do Instituro Federal em Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com 960 vagas abertas para cursos gratuitos de graduação, com ingresso por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2026. As oportunidades estão distribuídas em 16 opções de cursos, entre bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia, ofertados em dez municípios do estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece 960 vagas em cursos gratuitos de graduação para ingresso via Sisu 2026. São 16 opções de cursos presenciais, distribuídos em dez municípios, incluindo bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.As inscrições acontecem entre 19 e 23 de janeiro, com 50% das vagas reservadas para alunos de escolas públicas. Para participar, é necessário ter realizado o Enem entre 2023 e 2025. O início das aulas está previsto para 23 de fevereiro, exceto para Sistemas para Internet em Campo Grande e Automação Industrial em Três Lagoas, que começam em agosto.

As vagas são para os campi de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Todas as formações são presenciais e não há cobrança de mensalidade.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em pelo menos uma das edições de 2023, 2024 ou 2025, além de ter obtido nota acima de zero na prova de redação. O processo seletivo seguirá exclusivamente as regras do Sisu.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas entre os dias 19 e 23 de janeiro, diretamente na página oficial do Sisu. O Edital nº 001/2026, que regulamenta todo o processo seletivo, está disponível para consulta na Central de Seleção do IFMS.

Do total de vagas ofertadas, 50% são reservadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias de educação do campo conveniadas com o poder público, conforme a legislação vigente.

Também há reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Os candidatos autodeclarados pretos ou pardos deverão passar obrigatoriamente por uma banca de heteroidentificação, que irá verificar a veracidade da autodeclaração racial.

A opção por concorrer às vagas destinadas às ações afirmativas deve ser feita no momento da inscrição no Sisu. Não será possível alterar essa escolha posteriormente.

De acordo com o cronograma divulgado pelo IFMS, o resultado da seleção e a convocação da primeira chamada estão previstos para o dia 29 de janeiro. Os candidatos convocados deverão realizar a matrícula entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro.

O calendário do processo seletivo também prevê períodos específicos para inscrição na lista de espera, realização do procedimento de heteroidentificação e divulgação da segunda chamada, entre outras etapas.

O início das aulas, na maioria dos cursos, está previsto para o dia 23 de fevereiro. As exceções são uma turma do curso de Sistemas para Internet, no campus Campo Grande, e o curso de Automação Industrial, no campus Três Lagoas, cujas aulas terão início no dia 10 de agosto.

Dúvidas relacionadas ao edital ou ao processo seletivo devem ser encaminhadas para o e-mail: selecao.graduacao@ifms.edu.br.

Distribuição das vagas por campus e curso

No campus Aquidauana, são ofertadas vagas para Engenharia Civil (40 vagas, turno integral), Redes de Computadores (40 vagas, noturno) e Sistemas para Internet (40 vagas, noturno), todas com início no primeiro semestre.

Em Campo Grande, há vagas para Sistemas para Internet no turno noturno, com duas entradas: 40 vagas no primeiro semestre e 40 no segundo semestre. O campus também oferece Engenharia Elétrica (40 vagas, noturno) e Engenharia Mecânica (40 vagas, noturno), ambas com início no primeiro semestre.

No campus Corumbá, estão disponíveis os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas, noturno) e Processos Metalúrgicos (40 vagas, noturno), com início no primeiro semestre.

Em Coxim, o IFMS oferta Sistemas para Internet (40 vagas, noturno) e Licenciatura em Química (40 vagas, noturno), ambos com início no primeiro semestre.

O campus Dourados disponibiliza 40 vagas para o curso de Jogos Digitais, no turno noturno, com início no primeiro semestre.

Em Jardim, há vagas para Arquitetura e Urbanismo (40 vagas, turno integral) e Licenciatura em Computação (40 vagas, noturno), com início no primeiro semestre.

No campus Naviraí, são ofertados os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas, noturno) e Agronomia (40 vagas, turno integral), ambos com início no primeiro semestre.

Em Nova Andradina, o IFMS oferece Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas, noturno) e Agronomia (40 vagas, integral), também com início no primeiro semestre.

No campus Ponta Porã, há vagas para Gestão do Agronegócio (40 vagas, noturno) e Agronomia (40 vagas, integral), com início no primeiro semestre.

Já em Três Lagoas, estão disponíveis os cursos de Engenharia de Controle e Automação (40 vagas, integral), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas, noturno) e Engenharia de Computação (40 vagas, integral), todos com início no primeiro semestre, além do curso de Automação Industrial (40 vagas, noturno), com início no segundo semestre.

Mais informações sobre os cursos de graduação do IFMS podem ser consultadas nos canais oficiais da instituição: Vagas IFMS