ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SEGUNDA  19    CAMPO GRANDE 30º

Educação e Tecnologia

IFMS abre no dia 21 inscrição para cursos técnicos em dez municípios

Pela primeira vez, o IFMS selecionará novos estudantes por meio de análise do histórico escolar do ensino fundamental

Por Viviane Oliveira | 18/09/2020 08:36
Fachada do Instituto Fedeal em Aquidauana, município com pouco mais de 46 mil  habitantes (Foto: divulgação)
Fachada do Instituto Fedeal em Aquidauana, município com pouco mais de 46 mil  habitantes (Foto: divulgação)

Começam no dia 21 de setembro as inscrições do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) para ingresso de novos estudantes nos cursos integrados ao ensino médio em 2021. São ofertadas 1.520 vagas em 11 opções de cursos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A novidade deste ano é a alteração na forma de ingresso. Pela primeira vez, o IFMS selecionará novos estudantes por meio de análise do histórico escolar do ensino fundamental. Até o ano passado, o ingresso era feito por meio do exame de seleção, prova com 50 questões aplicada simultaneamente nos dez municípios.

Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência. Os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.

Inscrições – Serão gratuitas e deverão ser feitas na Central de Seleção do IFMS entre os dias 21 de setembro e 21 de outubro. Além de ter o ensino fundamental completo até a data de matrícula, prevista para janeiro de 2021, o candidato precisa ter CPF (Cadastro de Pessoas Física. As inscrições deverão ser feitas em duas etapas. A primeira será o preenchimento do cadastro na página do candidato da central de seleção. Depois disso, o estudante - ou seu responsável - deverá preencher os dados específicos da Seleção IFMS 2021, como opção de curso, campus, turno e se é ou não cotista.

A segunda etapa da inscrição consiste em informar a média anual obtida no 8º ano do ensino fundamental (antiga 7ª série) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. O candidato deve, ainda, enviar cópia digitalizada do histórico escolar, ou documento equivalente, para verificação das informações fornecidas, além de cópia do RG ou da certidão de nascimento, para comprovação da data de nascimento. Todos os arquivos devem estar em formato pdf ou jpeg. A relação de inscrições deferidas e indeferidas será publicada no dia 10 de novembro.

As bancas de heteroidentifcação para os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas estão previstas entre os dias 30 de novembro e 16 de dezembro. A previsão é que o resultado final e a primeira chamada do processo seletivo sejam publicados no dia 23 de dezembro, com matrículas a partir de 18 de janeiro de 2021.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário