ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 19º

Educação e Tecnologia

IFMS abre vagas para cursos de graduação gratuitos em oito municípios

Requisito é ter feito qualquer edição do Enem de 2013 em diante e ter tirado acima de zero na redação

Gabriela Couto | 08/07/2023 17:30
Alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) em saula de aula para aprender "A arte de se fazer entender". (Foto: Facebook)
Alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) em saula de aula para aprender "A arte de se fazer entender". (Foto: Facebook)

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para 581 vagas remanescentes na graduação, oferecidas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí e Três Lagoas.

São ofertadas 17 opções de cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e tecnologias: Alimentos, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Automação Industrial, Computação, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Jogos Digitais, Processos Metalúrgicos, Química, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.

Os interessados têm até 17 de julho para acessa a Página do Candidato. Tanto as inscrições, quanto os cursos são gratuitos.  As vagas ofertadas são exclusivamente para candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino.

A seleção é aberta àqueles que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013 em diante, tendo obtido nota acima de zero na redação e nas provas das demais áreas do conhecimento.

As regras do processo seletivo estão disponíveis no edital publicado na Central de Seleção do IFMS.

Ao se inscrever, o candidato autoriza o IFMS a consultar o resultado obtido no Enem junto ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Por isso, a inscrição deve ser feita utilizando o CPF do próprio candidato, para consulta no arquivo de notas do exame.

Seleção - O processo seletivo é feito com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições do Enem realizadas a partir de 2013. Os pesos por área de conhecimento para o cálculo da nota, em cada um dos cursos ofertados, estão disponíveis no item 5 do edital de abertura do processo seletivo, publicado na Central de Seleção.

A divulgação dos candidatos aptos à matrícula e em lista de espera está prevista para 20 de julho. As matrículas deverão ser feitas entre 24 e 28 do mesmo mês. As aulas terão início no dia 24 de julho.

Vagas residuais - Caso as vagas remanescentes não sejam preenchidas de acordo com o cronograma do edital, o IFMS irá divulgar a relação de vagas residuais no dia 3 de agosto.

Qualquer cidadão que tenha o ensino médio completo poderá se inscrever para as vagas residuais entre 7 e 11 de agosto. As inscrições deverão ser feitas presencialmente na Cerel (Central de Relacionamento) do campus do Instituto Federal em que o interessado pretende estudar.

Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser encaminhadas para o e-mail selecao.graduacao@ifms.edu.br .

Nos siga no Google Notícias