ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Educação e Tecnologia

Marcado para segunda, retorno de aulas presenciais revolta alunos de Medicina

Uniderp vai retomar as aulas teóricas e práticas de todos os semestres do curso de Medicina até 22 de março

Adriano Fernandes | 04/03/2021 23:18
Alunos chegando à Uniderp em dia de prova do Enem deste ano. (Foto: Marcos Maluf) 
Alunos chegando à Uniderp em dia de prova do Enem deste ano. (Foto: Marcos Maluf)

A Universidade Uniderp determinou o retorno das aulas presenciais do curso de Medicina, a partir da próxima segunda-feira (08). A medida vale tanto para as aulas teóricas e práticas e não agradou alguns dos alunos.

"Apesar de não termos previsão de vacina, de termos 2 máscaras por mês disponibilizadas pela faculdade, de o país todo inclusive o nosso Estado estar perto da capacidade máxima em ocupação do número de leitos, a universidade decidiu por volta às aulas apenas para o curso de Medicina", desabafou um acadêmico, de 26 anos, que pediu para não ter a identidade divulgada.

O rapaz está no 8º semestre e explica que o retorno foi definido em reunião entre os coordenadores de curso, nesta quinta-feira (04) e divulgado aos alunos logo em seguida. Até então as aulas estavam sendo remotas. Também foi determinado o retorno das atividades práticas, que são cumpridas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e na Santa Casa de Campo Grande.

"Completa negligência em meio a uma situação de calamidade pública, colocando em risco a vida dos estudantes", diz outro estudante, de 25 anos, que também não quis se identificar, por medo de represálias de professores e colegas por ser contra o retorno.

"Eu sou totalmente contra. A nova cepa já está circulando em Campo Grande, dez vezes mais virulenta", completa. Segundo o estudante, só na sala dele estão matriculados cerca de 120 alunos de medicina.

Gradual - Conforme a portaria divulgada pela universidade, o retorno das aulas no curso será gradual. Dia 8 de março será o retorno do 4º ao 8º semestre, sendo: 5º e 7º semestre retorno no período matutino; 4º, 6º e 8º semestre retorno no período vespertino.

Dia 11 de março retorno do 3 semestre no período matutino e vespertino; dia 15 retorno do 2º semestre no período matutino e vespertino  e dia 22 de março retorno do 1º semestre no período matutino e vespertino.

Conforme as notas divulgadas aos alunos, o retorno das aulas presenciais do curso de Medicina foi decidido "considerando a peculiaridade do curso e a própria atuação na área da saúde".

Quanto às aulas práticas na Santa Casa, será feito um rodízio de alunos para não sobrecarregar o hospital e também por conta das regras de biossegurança. Os alunos que foram do grupo de risco ou não puderem cumprir as atividades terão de trancar o curso e "retornar quando estiver em condições".


Nos siga no Google Notícias