ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Educação e Tecnologia

MEC afirma que notas de redação do Enem estão mantidas

Ministério fez esclarecimento em razão de "inconsistências" detectadas em outros resultados divulgados

Marta Ferreira | 21/01/2020 19:55
Caderno de prova do Enem, que foi realizado por 48 mil estudantes em MS. (Folto: Agência Brasil)
Caderno de prova do Enem, que foi realizado por 48 mil estudantes em MS. (Folto: Agência Brasil)

O Ministério da Educação informou hoje (21) que o processo que pontua as redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)  é diferente da correção das questões objetivas. Por isso, de acordo com o ministério, as notas dos textos não serão prejudicadas pelas inconsistências na correção das provas objetivas. Em Mato Grosso do Sul, apenas uma aluna, de 20 anos, teve a nota máxima nessa prova, entre 53 resultados máximos no País.

No Estado, 48 mil estudantes fizeram o Enem, e disputam 6,2 mil vagas oferecidas por universidades públicas.

Segundo o MEC, cinco mil avaliadores são responsáveis pela correção manual das redações. Segundo explicado, todas as redações são avaliadas por dois professores em plataforma online, com texto sem identificação. Um professor não tem acesso a nota atribuída pelo outro. Quando a discrepância das notas é superior a 100 pontos, no total, ou 80 pontos em uma das cinco competências avaliadas, um terceiro professor faz a correção.

A nota final é a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximam.  O MEC afirma que, caso a inconsistência persista após a análise do terceiro professor, a redação é corrigida por uma banca de professores especializados, com poder decisório para definir a nota final.

A nota máxima prevista é mil. Textos com até sete linhas ou que fugiram ao tema estão entre os critérios para zerar a redação. Os participantes que tiverem dúvidas em relação às notas das questões objetivas, podem entrar em conato com o Inep, pela central 0800-616161.

Nos siga no Google Notícias