ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

MEC divulga resultado do Enem 2023 na próxima terça

Exame que recebeu 3,9 milhões de inscrições é porta de entrada para universidades

Por Gustavo Bonotto | 13/01/2024 19:07
Aluno faz exercício de prova do Enem, de edições anteriores. (Foto: Arquivo/Alex Machado)
Aluno faz exercício de prova do Enem, de edições anteriores. (Foto: Arquivo/Alex Machado)

MEC (Ministério da Educação) vai divulgar o resultado do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) nesta terça-feira (16). Para conferir a nota, os estudantes devem acessar a Página do Participante. É preciso fazer login, digitar o CPF e a senha cadastrados no sistema. No entanto, a nota dos treineiros só estará disponível em março.

O Enem avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de iniciativas como o ProUni (Programa Universidade para Todos).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar de processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Os resultados individuais também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior e que possuem convênio com o Inep.

Vagas em MS - Mato Grosso do Sul terá mais de 3 mil vagas disponíveis para serem ocupadas na edição única do Sisu em quatro instituições. Com campi na Capital e no interior, a UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) disponibilizará um total de 2.063 oportunidades.

A Uems (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) ofertará mais de 1.232 vagas no Sisu 2024. Entretanto, ainda não divulgou o termo de adesão à edição única do Sisu 2024 em seu portal.

Já o IFMS (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul) irá disponibilizar 360 vagas na edição única do Sisu 2024. Assim como a Uems, até o momento, a instituição ainda não tornou público o termo de adesão referente a esta edição em seu site oficial.

Cronograma - As inscrições para o processo seletivo do Sisu 2024 irão acontecer de 22 a 25 de janeiro de 2024. O resultado da chamada regular está previsto para 30 de janeiro de 2024 e o período de matrícula nas instituições acontecerá entre 01 a 07 de fevereiro de 2024.

Receba as principais manchetes no celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias