ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Na Perpétuo Socorro, estudantes recebem caneta abençoada para fazer Enem

O Enem deste ano acontece nos próximos finais de semana, nos dias 21 e 28 de novembro

Guilherme Correia e Bárbara Cavalcanti | 18/11/2021 10:25
Missa nesta quinta-feira abençoou participantes do Enem, prova que permite a entrada de milhares no Ensino Superior. (Foto: Kísie Ainoã)
Missa nesta quinta-feira abençoou participantes do Enem, prova que permite a entrada de milhares no Ensino Superior. (Foto: Kísie Ainoã)

Nesta quinta-feira (18), estudantes que vão prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram abençoados no Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. Depois da missa, canetas benzidas em água benta foram distribuídas para realização da prova, que ocorre nos dois próximos domingos.

Mulher pega uma caneta abençoada para a realização do Enem 2021. (Foto: Kísie Ainoã)
Mulher pega uma caneta abençoada para a realização do Enem 2021. (Foto: Kísie Ainoã)

O reitor do Santuário, padre Reginaldo Padilha, ressalta a importância do apoio familiar e da tranquilidade aos participantes do exame, que serve de porta de entrada a milhares de brasileiros que desejam ingressar no Ensino Superior. “Sintam força, e que nos próximos dias, de tanta ansiedade, seja de tranquilidade”.

A assistente de saúde Thays Vieira de Freitas, de 32 anos, fará a prova para realizar o sonho de se tornar fisioterapeuta, interrompido durante a gravidez, mas que deverá retomar com o filho crescido. “É a segunda vez que estou fazendo, precisei interromper os estudos por causa da gravidez, e agora que meu filho tem seis anos, vou retomar. Então, é uma ocasião muito especial para mim”.

Muito ansiosa, a aluna Kesley Karolyna de Almeida Mira, de 18 anos, veio acompanhada da avó para a bênção. Ela quer entrar no curso de Estética e é a primeira vez que fará o Enem. “Meu coração está bem apertado, mas com a ajuda de Deus, eu tenho fé que vai dar certo”.

A estudante Ana Paula Flores Martins, de 17 anos, já fez a prova anteriormente, como treineira, mas agora “é pra valer”. Ela deseja cursar Enfermagem e se prepara há um ano em cursinho pré-vestibular.

Dá uma ansiedade e um medo de não passar, mas a minha fé é sorte”.

Aproximadamente 150 pessoas, entre poucos estudantes e familiares - que também podem pegar a caneta - participaram da missa nesta manhã. A distribuição aconteceu no final da missa, mas os interessados podem solicitar diretamente na sacristia, enquanto houver disponibilidade.

Igreja distribuiu diversas canetas abençoadas para os participantes da prova. (Foto: Kísie Ainoã)
Igreja distribuiu diversas canetas abençoadas para os participantes da prova. (Foto: Kísie Ainoã)

Enem - Criado em 1998 para avaliar o desempenho do Ensino Médio, a prova serve de porta de entrada para ingressar em universidades públicas ou particulares em todo o Brasil, desde 2009, por meio do Sisu (Sistema Único de Seleção Unificada) ou do Prouni (Programa Universidade para Todos).

A prova acontece em dois finais de semana, nos dias 21 e 28 de novembro. No primeiro, são 90 questões de Linguagens, Ciências Humanas e a redação e, no segundo, são 90 perguntas de Matemática e Ciências da Natureza.

Em ambos os fins de semana, os portões abrem às 11h (de Mato Grosso do Sul) e fecham às 12h. Obrigatoriamente, a caneta esferográfica tem de ser da cor preta, feita em material transparente. Mais de 38 mil pessoas se inscreveram, no Estado, para esta edição.

Confira a galeria de imagens:

  • Entrega de canetas aconteceu no Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Foto: Kísie Ainoã)
  • Cerimônia reuniu dezenas de pessoas nesta manhã (Foto: Kísie Ainoã)
  • Pela primeira vez inscrita no Enem, Kesley (à direita) veio à missa junto com a avó (Foto: Kísie Ainoã)
  • No começo do ano, houve a mesma cerimônia para estudantes que fizeram o Enem de 2020 (Foto: Kísie Ainoã)
Nos siga no Google Notícias