A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019

27/07/2019 22:10

Novo golpe pelo WhatsApp tem como isca as consultas para saque do FGTS

Danielle Valentim
Novo golpe pelo WhatsApp tem como isca as consultas para saque do FGTS

Um novo golpe que circula pelo WhatsApp usa o saque do FGTS como isca para atrair vítimas. Em apenas dois dias, mais de 100 mil pessoas receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso, segundo o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da empresa PSafe.

Publicação do Uol explica, que ao clicar no link do golpe, o usuário é incentivado a responder uma pesquisa, com perguntas como "Deseja sacar todo seu FGTS ou parcial?" e "Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses?". Independentemente das respostas, ele é encaminhado a uma nova página, que pede para compartilhar o link com mais dez amigos do WhatsApp e liberar o suposto saque de sua conta.

"O objetivo desse golpe é induzir o usuário a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes diretamente no celular, abrindo um canal direto de comunicação entre o cibercriminoso e a vítima", disse Emilio imoni, diretor do dfndr lab.

"Além disso, ele é direcionado a páginas para realizar cadastros indevidos em serviços de SMS pago. A partir do momento em que este cadastro ocorre, sem perceber, a vítima passa a receber cobranças indevidas".

Para não cair em ataques como esse, o especialista sugere tomar alguns cuidados, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não e desconfiar de promessas fáceis ou muito vantajosas, incluindo supostos benefícios do governo.

Golpe do FGTS no WhastApp. (Imagem: Reprodução)Golpe do FGTS no WhastApp. (Imagem: Reprodução)
Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
Resultado do Encceja já pode ser consultado no site do Inep
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já disponibilizou em seu site os resultados do Exame Nacional para Ce...
Pesquisa revela crescimento de 74% dos alunos de pós-graduação no país
No Brasil, o número total de alunos que frequentam cursos de especialização de nível superior vem aumentando desde 2016 e a sua grande maioria freque...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions