ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Educação e Tecnologia

Ocupação em salas do Enem ultrapassa limite de 50% e impede distanciamento

Aplicadores do exame relatam que quantidade de alunos na sala impossibilita distanciamento. Em MS não há reclamações até o momento

Mirian Machado | 15/01/2021 17:00
Ocupação nas salas, conforme relatos, impedem distanciamento de 2 metros entres carteiras (Agência Brasil)
Ocupação nas salas, conforme relatos, impedem distanciamento de 2 metros entres carteiras (Agência Brasil)

Prevista para o próximo domingo (17) a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem preocupado aplicadores. Isso porque em alguns locais do país foi constatado que em uma sala cuja capacidade é de 40 alunos, haverá 32 pessoas realizando a prova.

O número além de não corresponder a 50% da capacidade máxima, conforme prometido pelo órgão, impediria a garantia do distanciamento de 2 metros de cada carteira o que tem gerado insegurança quanto à transmissão do vírus, conforme relatado pelo Estadão

Em Mato Grosso do Sul a prova será aplicada em 135 escolas de 41 municípios, sendo 21 em Campo Grande. Conforme a Secretaria de Estado de Educação a maioria das salas tem capacidade para comportar 35 alunos, em alguns ambientes maiores pode chegar a 40 alunos. Ainda segundo a SED, até o momento não há reclamações em MS quanto à ocupação em sala de aula.

Ainda segundo apurado pelo Estadão, o Enem teve a segurança sanitária questionada na Justiça. O jornal chegou a ouvir reclamações de seis estados, além de acesso a trocas de mensagens entre aplicadores e coordenadores onde relatam a insegurança.

Em Manaus, por exemplo, uma jovem que faria a aplicação do exame abandonou o serviço após a coordenadora do local de prova indicar que as salas com capacidade para 40 alunos seriam usadas por 32. O documento com a distribuição dos alunos por sala foi compartilhado no grupo de aplicadores na internet depois que alguns colaboradores, preocupados com os protocolos, questionaram sobre a ocupação das salas. Anteontem, a Justiça Federal barrou a aplicação da prova no Amazonas, mas a Advocacia-Geral da União recorreu.

Em uma mensagem, um coordenador de local de prova no interior do Piauí falou à representante da escola sobre a impossibilidade do distanciamento dentro das salas. “Sugeriram 2 metros de distanciamento, mas vai ser impossível, porque colocaram 32 alunos por sala", dizia a mensagem. Conforme o manual dos chefes de sala as carteiras devem ser organizadas com espaço frontal e lateral de dois metros entre elas.

De acordo com o  Estadão, os secretários de Educação do Rio Grande do Norte e da Bahia encaminharam ofício ao MEC pedindo adiamento do exame.

O Inep estima que serão usadas 205 mil salas, em 14 mil pontos de aplicação neste ano. Em 2019, o Enem foi aplicado em 145 mil salas, em cerca de 10 mil locais de prova. O número de inscritos na prova saltou de 5,1 milhões para 5,7 milhões.

Até o momento o Inep não respondeu questionamentos sobre a ocupação nas salas durante as provas do Enem.

Na quinta-feira (14), ao UOL, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que as salas terão "20, 30 pessoas". "Quem fez (vestibular da) Unicamp e USP sentou em sala com 20,30 pessoas. Assim como vai fazer o Enem em sala de 20, 30 pessoas." A Fuvest determinou ocupação de 40% das salas e a Unicamp dividiu inscritos em dois dias.

Medidas de segurança- Conforme explicado no portal do Inep, a ocupação das salas será de aproximadamente 50% da capacidade. As salas deverão estar com as janelas e portas abertas para possibilitar o máximo de ventilação natural no ambiente. Os portões serão abertos às 10h30 (horário de MS).

Em salas cujo houver idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade a ocupação deverá ser de até 25% da capacidade máxima. Estes já foram identificados na base de inscritos e alocados em salals especiais.

Uma sala especial com até 12 pessoas será destinada aos inscritos que são mais vulneráveis á covid-19, como gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas.

Não haverá necessidade de realizar uma nova solicitação ao Inep, já que todas as providências necessárias foram adotadas.

Nos siga no Google Notícias