A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 23 de Abril de 2019

12/04/2019 19:47

Portal vai unificar todos os apps, serviços e sites do Governo Federal

O processo de migração começa já em junho deste ano, quando o governo proibirá o registro de novos domínios com a raiz “gov.br”

Adriano Fernandes
Sistema deve reunir serviços em um único site para acesso pelo celular. (Foto: Reprodução/Tecmundo) Sistema deve reunir serviços em um único site para acesso pelo celular. (Foto: Reprodução/Tecmundo)

O Governo Federal instituiu por meio de decreto, nesta quinta-feira (11) o “portal único”, software que vai concentrar todos os serviços, notícias e informações institucionais da administração pública federal a partir de dezembro de 2020.

Na prática, todos os sites e aplicativos da administração federal ligada ao poder executivo serão concentrados sob um único domínio o “gov.br”. Isso significa que todas as secretarias, ministérios, autarquias — como a Anatel — e fundações não poderão mais ter seus próprios apps e sites, sendo obrigadas a prestar seus serviços e divulgar informações por meio do novo portal único.

Com a mudança, o site da Anatel, por exemplo, mudaria de “anatel.gov.br” para “gov.br/anatel”. Dessa forma, em vez de ser um site independente, o portal da Anatel passa a ser uma seção dentro do novo portal único. Os antigos domínios terão que ser abandonados ou ter seu tráfego redirecionado para o gov.br.

O primeiro artigo do decreto informa o seguinte: “Fica instituído o portal único "gov.br", no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo federal, por meio do qual informações institucionais, notícias e serviços públicos prestados pelo Governo Federal serão disponibilizados de maneira centralizada”.

Ainda conforme o site Tecmundo o processo de migração começa já em junho deste ano, quando o governo proibirá o registro de novos domínios com a raiz “gov.br”, o qual se tornará o portal único.

Ao todo, serão mais de 1,3 mil sites dentro da raiz “gov.br”. Existem também mais de 100 aplicativos para smartphones, além de uma dezena de chatbots distintos. A Secretaria de Governo Digital afirma que, por ano, o novo decreto vai representar uma economia de R$ 30 milhões ao ano.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions