ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Prefeitura inaugura Centro para atender 4,6 mil alunos da educação especial

Lugar será exclusivo para estudantes, com TEA, deficiência ou altas habilidades, encaminhados pela REME

Por Natália Olliver e Caroline Maldonado | 26/02/2024 11:25
(Foto: Marcos maluf)
(Foto: Marcos maluf)

Capital inaugura Centro inclusivo para atender 4,6 mil alunos da educação especial de Campo Grande. O local está localizado no cruzamento da Rua 13 de maio, com Antônio Maria Coelho. O atendimento será exclusivo para estudantes, com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, crianças com transtorno do espectro autista e altas habilidades.

Para frequentar o espaço é necessário que os alunos sejam encaminhados pelas escolas da REME (Rede Municipal de Ensino). Lugar está funcionando a partir desta segunda, com dois psicólogos, um médico e um assistente social. A expectativa é que o quadro de funcionários seja ampliado futuramente.

Tânia Filiú, responsável pelo Centro de Educação Inclusiva (Foto: Marcos Maluf)
Tânia Filiú, responsável pelo Centro de Educação Inclusiva (Foto: Marcos Maluf)

Conforme Tânia Filiú, responsável pelo centro, esse centro é o 4º do tipo no Brasil. “O objetivo maior é subsidiar programas para escola atendendo o público alvo da educação especial.Teremos ações transversais, que vão possibilitar conhecimento multidisciplinar”.

Lucas Bittencourt, secretário municipal de educação, destaca que o Centro vai ampliar o atendimento aos alunos especiais.

Lucas Bittencourt, secretário municipal de educação (Foto: Marcos maluf)
Lucas Bittencourt, secretário municipal de educação (Foto: Marcos maluf)

“A escola não é a ponta. Ela é o centro da aprendizagem. E é por isso que estamos hoje aqui”. De acordo com ele, nesta segunda-feira (26) foram convocados mais 200 AEI (Assistentes de Educação Inclusiva). Com o acréscimo a Capital conta agora com 1.240 profissionais, Além de 202 APE (Auxiliar Pedagógico Especializado).

 Durante a inauguração a prefeita  Adriane Lopes (PP), lembrou de outras ações que estão sendo realizadas na educação, como as reformas nas Emeis e adequações para a acessibilidade nas escolas. “Hoje estamos conquistando um marco na educação de Campo Grande e a transformação já está acontecendo.

Vanusa Lima e o filho Joshua Velasquez (Foto: Marcos maluf)
Vanusa Lima e o filho Joshua Velasquez (Foto: Marcos maluf)

Vanusa Lima Freitas, de 53 anos, é mãe de aluno com autismo, e acompanhou a inauguração. Ela conta que a maior necessidade, no caso do filho, é ter um especialista em altas habilidades. "Os demais especialistas meu filho já tem na Associação Juliano Varela. O que precisamos é de altas habilidades que não tem no Estado e espero que tenha nesse novo centro".

O Centro Municipal de Educação Inclusiva também vai desenvolver projetos pedagógicos para escolas, para que o acesso, permanência e construção de conhecimentos sejam mais inclusivas e feitas na perspectiva da educação especial.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias