ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Professores da UFMS paralisam aulas na quinta em manifestação por reajuste

A categoria participa de movimento nacional que pede 19,99% de aumento salarial

Ângela Kempfer | 25/04/2022 17:08
Corredor da Universidade Federal. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Corredor da Universidade Federal. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Professores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) planejam cruzar os braços na próxima quinta-feira (28), como forma de protesto por reajuste salarial de 19,99%. A manifestação integra movimento nacional, organizado pelo Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos).

"A paralisação será nacional e, no caso da UFMS, ocorrerá em todas as unidades", garante a assessoria da Adufms (Associação dos Docentes da UFMS). Na semana passada, o governo federal falou em repasse de 5%.

A categoria, no entanto, não pretende ficar em casa. Para mostrar o motivo da paralisação, serão realizadas aulas públicas, onde também estarão em em pauta os "impactos negativos da PEC 32 sobre a qualidade do serviço público no Brasil".

A PEC altera 27 dispositivos da Constituição e introduz 87 novos. As principais medidas tratam de contratação, remuneração e desligamento de servidores públicos.

Segundo a Adufms, a expectativa é por uma reunião com representantes do governo federal para negociação que não avança há 5 anos.

"A correção salarial em relação ao nível de inflação não ocorre desde 2017. No entanto, a luta pelo reajuste de 19,99% é referente ao índice de perdas salariais ocorridas desde o início da gestão de Jair Bolsonaro.


Nos siga no Google Notícias