ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 28º

Educação e Tecnologia

Projeto “Pantaneirinhos de Alma e Coração” leva cultura regional às salas

Iniciativa promove oficinas, práticas pedagógicas e vivências culturais com alunos de escola de Miranda

Por Thailla Torres | 23/10/2025 14:40
Projeto “Pantaneirinhos de Alma e Coração” leva cultura regional às salas
Professores participam de formações continuadas sobre a cultura pantaneira e aplicam sequências didáticas

O Pantanal volta a ser tema de aprendizado, arte e pertencimento dentro das escolas públicas de Miranda. O projeto “Pantaneirinhos de Alma e Coração”, realizado na Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá, está levando aos alunos do Ensino Fundamental e Médio uma imersão na cultura pantaneira com oficinas, práticas pedagógicas e atividades que unem tradição, educação e identidade regional.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O projeto "Pantaneirinhos de Alma e Coração", desenvolvido na Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá, em Miranda, promove a imersão dos estudantes na cultura pantaneira. A iniciativa, financiada pela Lei Aldir Blanc, conta com parceria da Pousada Pioneiro e BruaCabr.O programa inclui formações continuadas para professores e atividades práticas sobre tradições, fauna, flora e artesanato local. Entre os eventos programados estão a "Noite Pantaneira" e um sarau de encerramento, fortalecendo a identidade regional e atendendo às legislações sobre diversidade cultural nas escolas.

Financiado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o projeto conta com uma parceria estratégica entre a Pousada Pioneiro, a BruaCabr e a própria escola, fortalecendo a integração entre o setor cultural e a educação pública da região.

Professores participam de formações continuadas sobre a cultura pantaneira e aplicam sequências didáticas que abordam temas como tradições, fauna, flora, artesanato e modos de vida locais em diferentes disciplinas.

A proposta tem experiências práticas, onde os alunos vivenciam o que aprendem, como na tradicional “Noite Pantaneira”, promovida pela Pousada Pioneiro, marcada para a semana do dia 24 de novembro, e no sarau de encerramento que acontece no dia 27 de novembro, dentro da escola.

De acordo com os organizadores, o projeto também reforça a aplicação de leis que fortalecem o ensino da diversidade cultural nas escolas, como a Lei Complementar nº 50/2013, proposta pela vereadora Elange Ribeiro, que integra conteúdos sobre a história e a cultura de Miranda ao currículo municipal. Além disso, cumpre a Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatória a abordagem das culturas indígena e afro-brasileira na educação básica.

“É um movimento de valorização das nossas origens, que desperta nos alunos o orgulho de serem pantaneiros e o desejo de cuidar desse território único”, destaca a organização do projeto.

Todas as atividades são gratuitas e voltadas para o fortalecimento da identidade pantaneira, com atenção especial às comunidades indígenas, ribeirinhas e tradicionais da região.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.